Um dia Alice – Evento Multimídia

Acontecerá no dia 11 de Abril.

Um dia repleto de atividades relacionadas a Alice no País das Maravilhas

Realização: Sociedade Lewis Carroll do Brasil. Apoio Cultural Inglesa.

Local: Centro Brasileiro Britânico
Endereço: Rua Ferreira De Araújo, 741
Tel.:(11) 3039-0500
Quando: (11/04) 16h00 às 20h00. Entrada gratuita.
umdialice.blogspot.com
@umdiaalice

Programação

16h00 - Recepção do público.

16h16 - Abertura.

16h25 - A história da criação do livro. Uma contadora de histórias falará sobre o passeio de barco de Alice Liddell e Lewis Carroll em 1862, em que Lewis Carroll contou a história que daria origem à obra “Alice no País das Maravilhas”.

16h40 - Palestra sobre Alice e seus ilustradores. A designer e artista plástica Adriana Peliano fala sobre a história das diferentes ilustrações de Alice no País das Maravilhas que já foram realizadas. O passeio vai das ilustrações originais de Lewis Carroll e John Tenniel na Inglaterra Vitoriana a experiências inovadoras de artistas contemporâneos. A apresentação multimídia contará com ampla projeção de vídeos e imagens e efeitos sonoros.

17h20 - Leitura de carta inspirada em Alice. A professora de literatura Thereza Vasques faz uma leitura da carta de Paulo Mendes Campos para sua filha Maria da Graça sobre o livro de Alice. O início da carta diz assim: “Este livro é doido, Maria, o sentido está está em ti.”

17h40 - Palestra sobre Lewis Carroll e o imaginário da cultura popular brasileira. Palestra do escritor Wilson Bueno sobre Lewis Carroll e a obra “Alice no País das Maravilhas”. Partindo de sua experiência no sertão aonde viveu até os sete anos, a proposta do escritor é aproximar Lewis Carroll das adivinhas caipiras, do nonsense do sertão profundo onde cobras cozinham bezerros e óculos novos não têm aro nem lentes, mas são óculos novos. Uma palestra leve, engraçada, brincalhona.

18h30 - ‘TEA BREAK’ A decoração do ‘Tea Break’ será temática, inspirada em ícones do universo de Alice. Durante o ‘Tea Break’ haverá uma trilha sonora ambiente de conteúdo temático. É vasto o repertório de músicas inspiradas na obra de Lewis Carroll.

18h50 - Apresentação multimídia da obra "Menina Sonho" de Adriana Peliano.

19h10 - Trilha sonora ao vivo. Projeção do raro filme mudo 'Alice in Wonderland' (1903) com trilha executada ao vivo pelo grupo Frame Circus. O grupo é formado pelos artistas Paulo Beto, Tatá Aeroplano e Maurício Fleury e participação de Ana Eliza Colomar.

19h25 - Jabberwocky em poesia, música e imagem. Apresentação interativa em que o ilustrador Manuhell cria ao vivo uma ilustração para o poema de Lewis Carroll, Jabberwocky. A ilustração que vai sendo criada é projetada em um telão enquanto uma trilha sonora é improvisada pelo grupo Frame Circus. Durante esse período o poema é cantado segundo uma versão musical de Donovan, interpretada pela dupla Picnic Hipster (Ricardo Melo e Gustavo Cunha) e em seguida, lido em português, nas traduções de Augusto de Campos (Jaguadarte) e nas translações de Bráulio Tavares (Jararacorvo, Javaligátor e Javaleão). Os poemas serão lidos pela professora de literatura Thereza Vasques.

20h00 - Encerramento.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…