Para comemorar os 185 anos da Independência do Brasil, o governo federal elegeu, este ano, a educação como tema central. O Ministério da Educação convidou os 27 diretores de escolas públicas com o melhor desempenho no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) para participar dos festejos.
O resultado da visita inédita foi o documentário As Escolas do Sim vão a Brasília. “Eles querem ser os diretores do sim. Sim, os alunos aprendem. Sim, os pais vêm à escola”, aponta a secretária de educação básica, Maria do Pilar. “A prática deles é transformadora porque inverte a lógica de esperar que a escola seja o espaço do fracasso.”
O documentário, de 26 minutos, registra a emoção de assistir ao desfile em Brasília e de ouvir a Orquestra Sinfônica Nacional pela primeira vez. A visita culminou com o encontro dos diretores com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que cumprimentou cada um deles e posou para a foto que encerra o documentário. O filme mostra ainda relatos dos gestores sobre as experiências à frente de suas instituições e o cotidiano escolar dos alunos.
“O valor do documentário está em sua simplicidade, humanidade e verdade”, diz o diretor Toni Venturi. “O filme consegue trazer um pouco do Brasil e mostrar tantas boas experiências capazes de transformar a realidade das crianças.”
Montagem: Carol Rios

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…