CODA
Um filme de Marcos Camargo

Três bailarinas estão chegando em suas casas. Sozinhas com seus próprios delírios... ou seriam suas verdades fantasiadas?

Em meio ao caos da metrópole paulistana, três bailarinas descortinam a verdade que se esconde por trás de suas imagens irretocáveis e do modelo de felicidade que representam. Ícones de perfeição, criados pelo figurino, a maquiagem, as coreografias impecavelmente sincronizadas, elas deixam transparecer o caos que carregam em si. Fragmentos de suas vidas bailam diante dos olhos do espectador, enquanto as bailarinas rodopiam delirantes em busca de libertação.

CODA é um curta de animação que mescla duas técnicas: "pixilation" e "light-painting". A primeira consiste em um “stop-motion”, simulação de deslocamento de objetos estáticos. Aqui, ela é aplicada a pessoas, que atuam como se fossem bonecos. Os movimentos do ator/boneco são registrados a cada fotograma capturado pela câmera.
A técnica “light-painting”, por sua vez, permite, em um ambiente escuro, a pintura da cena ou a criação de desenhos a partir de uma fonte de luz portátil, como uma lanterna. A união das duas técnicas foi criada para animar a própria luz. O resultado é uma iluminação improvável do cenário e desenhos que interagem com as personagens.
O filme foi inteiramente produzido com fotografias e sem manipulação digital ou efeitos especiais. Foram captadas 27.000 imagens, sendo que 13.000 compõem a versão final.

Marcos Camargo é fotógrafo desde 1996 e é apaixonado por cinema de animação. CODA é o primeiro resultado dessa paixão. "Os filmes de animação sempre tiveram uma participação muito importante na minha vida. Desde as películas com bonecos, em stop-motion, quando eu era criança, até a descoberta das mais "alternativas", desconhecidas do circuito comercial, durante a minha adolescência. Independente da técnica, me tornei um apaixonado por animações. Acabei virando fotógrafo e uma das áreas em que atuo é a da fotografia still para longa-metragens. Essa aproximação com o cinema me instigou a descobrir mais sobre os filmes de animação... pronto, estava nascendo o CODA, fruto de uma experiência de duas paixões: a fotografia e a animação."

"Three ballerinas are in their homes... alone in their own deliriums or would these be their thuth in fantasizing?"

Coda is an animation short-film that uses the techniques pixilation and light-painting.The technique consists in a stop-motion made with people, like they are toy dolls. The movements of the actor/toy doll are captured in each photogram by the camera. The illumination technique of light-painting consists in painting people and objects with a flashlight , inside a dark-room, creating drawings with the light. The union of the two techniques has beens made to animate the own light, resulting in a improbable scene-lighting and drawings that interacts with the characters. With direction and cinematography by MARCOS CAMARGO, CODA is the first result of two of his passions: photography and animation films.

PRÊMIOS:
-Melhor Filme Curta-metragem de Fantasia - 5º Cine Fantasy 2010
-Melhor Direção de Fotografia - Festival do Júri Popular 2009.
-Melhor Direção de Arte - Festival Primeiro Plano 2008.

FESTIVAIS:
-"I Festival Paulínia de Cinema" (Paulínia/Brasil).
-"4ª MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira" (Cambuquira/Brasil).
-"Anima Mundi 2008" (Rio de Janeiro-São Paulo/Brasil).
-"16th FeSanCor 2008 - Festival Chileno Internacional Del Cortometraje" (Santiago/Chile).
-"1º Festival de Cienam de Paraty" (Paraty/Brasil).
-"Festival Primeiro Plano 2008" (Juiz de Fora/Brasil).
-"Cine Esquema Novo 2008" (Porto Alegre/Brasil).
-"Mostra Maranhão na Tela 2008" (São Luis/Brasil).
-"1º Brazilian Film Festival in Vancouver" (Vancouver/Canadá).
-"X Festival Internacional de Brasília" (Brasília/Brasil).
-"26th Torino Film Festival" (Turim/Itália).
-“Festival do Júri Popular 2009” (várias capitais brasileiras simultâneamente).
-5º Cine Fantasy - International Fantastic Film Festival 2010

ELENCO:
NANA YAZBEK
LUCÉLIA SÉRGIO
LAÍS MARQUES

EQUIPE:
Direção: MARCOS CAMARGO
Assitente de direção: ANANDA GUIMARÃES
Direção de fotografia: MARCOS CAMARGO
Assistente de fotografia: TAÍS MEDRI
Make-up: DENISE BORRO e SIMONE SOUZA
Montagem: ANALÚCIA GODOI
Trilha sonora: LUIZ MACEDO

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…