(...) O último vídeo dos Bolos Quentes, Developing, com três minutos de duração, distingue-se dos anteriores por diversas razões: não foi feito ou pensado para responder a um cliente, foi apresentado num espaço destinado a apresentação de projectos artísticos e tem um carácter crítico e narrativo bastante mais evidente do que qualquer outro vídeo deste colectivo.
A chave deste trabalho é a dicotomia, conceito que é explorado por um exercício de comparação entre situações ou imagens diametralmente opostas. O Espaço Campanhã no Porto e o Guggenheim Museum em Nova Iorque, assim como as cores em negativo e positivo do próprio filme, são os elementos que se confrontam de forma mais clara. Todas as ideias do vídeo são amplificadas pela presença de uma bandeira nacional de cores invertidas (peça original de João Marçal intitulada A Maria e apresentada em 2006), transportada por um indivíduo (Duarte Amorim) de modo informal. Esta bandeira, não só reforça visualmente a oposição entre positivo e negativo, como introduz um potencial crítico e reflexivo, que remete para a identidade artística do país (mais concretamente da cidade do Porto), e sua relação com contextos exteriores de grande reconhecimento. Developing, o título da obra, tem aqui um duplo sentido, uma vez que refere simultaneamente o processo de revelação do filme (película de 16 mm, neste caso particular) que envolve sempre uma relação entre negativo/positivo e uma hipotética revelação de um artista português no estrangeiro e na cena artística de top mundial.
Para além do vídeo, na exposição do espaço Fundação, os Bolos Quentes apresentam uma série de seis impressões fotográficas, ampliadas a partir de frames do vídeo. As imagens seleccionadas coincidem exactamente com o momento em que a personagem passa atrás de uma árvore, estando por isso parcialmente, ou mesmo completamente, oculta. Aqui, a solução encontrada insiste novamente na possibilidade de uma crítica à identidade e visibilidade nacional.

Fevereiro, 2010
João Marçal

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…