"Projeto Bixiga em Artes e Ofícios: Percursos Audiovisuais"

Este vídeo é um dos resultados da "Oficina de Vídeo Documentário: As imagens em movimento no Bixiga" que pretendeu, por meio de discussões de processos criativos e da exploração de recursos práticos para realizá-los, promover o desenvolvimento da linguagem documental audiovisual.

A oficina foi uma das atividades do projeto "Bixiga em Artes e Ofícios: Percursos Audiovisuais" do Centro de Preservação Cultural da USP, que visa mapear os fazeres de artesãos e artistas do bairro a partir da perspectiva de moradores, frequentadores, trabalhadores e dos próprios artesãos e artistas.

Os materiais produzidos pelos participantes das oficinas e pela equipe de mapeamento estão apresentados em yayabixiga.com.br e na exposição BIXIGA artes e ofícios, na Casa de Dona Yayá, em cartaz até janeiro de 2013.

'Bixiga, escola do samba'
duração: 17:14

Ano: 2011

Realização
Rogério Leite
Wendell Miranda

Orientação
Professor Vitor Grunvald

Sinopse
Uma comunidade dentro do bairro do Bixiga, que cresceu em torno de uma escola de samba; um garoto que aprendeu ali tudo que sabe da vida, e hoje, homem feito, transmite toda a sua vivência para novas gerações de garotos, que, como ele, dão continuidade a um ciclo que se repete há 80 anos.  “Bixiga, escola do samba” revela a trajetória de Augusto Dário Ribeiro, o Guto Bocão, diretor de bateria e professor da bateria mirim da escola de samba Vai-Vai. Na Rua São Vicente, 276, aos sábados, ele reúne dezenas de crianças e adolescentes, para aulas de percussão. A história desse personagem mostra como funciona o processo de transmissão de conhecimentos dentro de comunidades ligadas às escolas de samba, e como a educação informal e a disciplina familiar aplicadas nas aulas musicais, somadas ao processo formal, contribuem para a formação educacional desses indivíduos. Guto Bocão é parte de uma das muitas gerações de músicos percussionistas formadas dentro da comunidade da Vai-Vai, uma parte do Bixiga responsável pelo surgimento de grandes mestres de bateria, cantores e compositores fundamentais para a música popular brasileira. 

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…