Inspirados nas reflexões sobre o Tempo do filósofo francês Henri Bergson, um grupo de 36 artistas participa com fotografias, vídeos e objetos da exposição coletiva EQUIVALENTES A BERGSON de 16 de dezembro de 2011 a 3 de março de 2012.

EQUIVALENTES A BERGSON foi realizada pelo coletivo EQUIVALENTES, com curadoria de Marco Antonio Portela. Participam da exposição Ana Paula Albé, Ana Angélica Costa, Ana Dalloz, Angela Rolim, João Araujo, Luiza Burlamaqui, Greice Rosa, Rogério Reis, André Vilaron, Kitty Paranaguá, A.C. Junior, Valeria Costa Pinto, Patricia Gouvêa, Leonardo Ramadinha, Paulo Batelli, Marco Antonio Portela, Marcos Bonisson, Caroline Valansi, Denise Cathilina, Gabriela Lima, Ana Kahn, André Sheik, Luciana Whitaker, Thiago Barros, Isabela Lira, Gabi Carrera & Thais Berlinsky, Viviane Angeleas, Cesar Souza, Renata Mazzini, M.T. Ferraz, Marcos Dantas, Renato Índio do Brasil, Marcia Mello e Soledad Vinardell, que tiveram como desafio em suas obras refletir sobre o tempo, o conceito de duração e a quebra da idéia de um fluxo imperturbável.

Para o curador Marco Antônio Portela, "enquanto o senso comum nos leva a pensar a fotografia como uma viagem ao passado, verificamos que ela - a fotografia - vem impregnada de futuro. Por isso, deve ser entendida para além do momento de sua captura, de seu nascedouro, indo de encontro com um outro tempo – tempo esse que já carrega em si. Fotografia como amálgama de tempos”.

O coletivo EQUIVALENTES estreou durante o FotoRio 2011 com a exposição EQUIVALENTES A STIEGLITZ, ocupando o saguão do Aeroporto Santos Dumont. Esta nova mostra EQUIVALENTES A BERGSON foi apresentada pela primeira vez no OFF Paraty, festival paralelo ao Paraty In Foto, com curadoria de Patrícia Gouvêa. Com estas ações, o coletivo aposta na possibilidade de ocupação no campo expositivo da arte.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…