Semana passada o ônibus hacker onibushacker.org esteve em Ribeirão Preto participando do evento Hackeria do SESC, durante a passagem visitamos 3 diferentes áreas da cidade(branca salles, quintino faci II e campos elísios), e desenvolvemos algumas atividades com moradores locais.

Uma das atividades foi a oficina de mapas livres, que eu ministrei junto com o Reinaldo (que é o motorista do busão nas horas vagas), foi bem focada em foto-mapeamento wiki.openstreetmap.org/wiki/Photo_mapping com cameras e GPS loggers, mas também coletando muito do conhecimento local em papel e caneta.

Este vídeo mostra um pouco do processo que acontece depois da coleta dos dados, a parte de desenhar o mapa no editor do OpenStreetMap (JOSM) e subir estas contribuições para o site.

O OpenStreetMap openstreetmap.org é um mapa livre, feito por colaboradores voluntários, qualquer um pode ajudar a melhorá-lo. Funciona como um wiki (pense numa wikipedia de mapas) e o uso dos dados deste mapa é gratuito e livre pois as licenças utilizadas pelo projeto, tanto para os dados quanto para os softwares são livres.

GPS Traces: openstreetmap.org/traces/tag/onibushackeroficina

Região Mapeada no OSM: openstreetmap.org/?box=yes&bbox=-47.81192%2C-21.17086%2C-47.80187%2C-21.164

Fotos minhas licenciadas em CC-BY e já geotaggeadas no Flickr: flickr.com/photos/fabricio/sets/72157629251503082/map/

Muito obrigado aos participantes da oficina: Vinícius, Marcel, Alexia, Ana Laura, Najla, Leonardo C., Leonardo e Reinaldo!

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…