O elevado Costa e Silva é uma das construções mais emblemáticas de São Paulo. Popularmente conhecido como minhocão, constitui ligação direta ao centro. Por cima, carros e motos se aglomeram em meio ao paredão de prédios. Do lado de baixo, comércios, residências e, entre uma pilastra e outra, muita gente que elegeu aquele local como abrigo.

Alguns anos atras as pilastras eram integralmente pintadas por artistas de rua, um suspiro de arte em meio ao sofrimento. Mas com a chegada do prefeito Gilberto Kassab e seu plano "Cidade Limpa", as pilastras se tornaram cinzas. E o prefeito foi além, gastou cerca de R$ 1,32 milhão para cobrir todas as pilastras com um esmalte sintético cinza, que a principio permite apagar grafites e pichações com água e sabão. Mais de um ano depois a realidade é outra: as poucas pichações apagadas foram cobertas com látex cinza, ou seja, ele diz uma coisa e faz outra.

Ao invés de investir em centros de recuperação (ha muitos dependentes químicos na região), ou em algo realmente benéfico para quem não tem teto, o prefeito preferiu pintar as pilastras, em uma tentativa de maquiar a cidade, habito comum no governo atual, que adotou a política do empurra desde o inicio, colocando concreto embaixo de ponte para que não durmam mais ali (exemplo da paulista).

Isso tudo nos faz pensar que os impostos não estão sendo bem gastos, que o prefeito prefere maquiar a cidade a resolver seus verdadeiros problemas e que se a população não se mobilizar para ajudar quem reside na rua, não será o prefeito que o irá fazer.

PENSE ANTES DE VOTAR!

Arte, texto e edição: SUBTU
Imagens: Victor Moriyama - victormoriyama.com.br/
Musica: "Saudosa Maloca" de Adoniran Barbosa

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…