Matilha Cultural recebe exposição que comemora 20 anos de carreira de Fabio Bitão

O projeto [o]92ateoinfinito reúne imagens que montam uma retrospectiva da carreira do fotógrafo, marcada pela forte influência da música e do skate

São Paulo, julho de 2012 – De 09 de agosto a 01 de setembro de 2012, a Matilha Cultural recebe o projeto [o]92ateoinfinito, de Fabio Amad, a.k.a. Bitão. A exposição propõe compartilhar o ponto de vista privilegiado do fotógrafo e skatista. São 1000 fotos, ampliadas e apresentadas em diferentes instalações, proporcionando uma experiência visual intensa. As imagens trazem duas décadas de vivência sobre quatro rodinhas de poliuretano. Mais do que manobras, [o]92ateoinfinito traz o registro do estilo de vida de uma comunidade global, tanto em seus momentos obscuros, quando haviam poucos fotógrafos por perto, quanto no auge da popularidade do skate.

O fotógrafo exibirá imagens registradas entre 1992 e 2012, com uma instalação que forma um mosaico de sua trajetória. A compilação de imagens para o projeto o]92ateoinfinito resultou no livro, com mesmo título, que será lançado durante a exposição. A programação do cinema da Matilha Cultural, nesse período, será inspirada na exposição, com filmes que retratam o universo da música e do skate, sob curadoria do próprio artista. As peças de Bitão estarão a venda e o valor arrecadado pela Matilha Cultural será revertido à continuidade dos projetos culturais do espaço.

“Para expandir as possibilidades do espaço expositivo, Bitão construiu com seus amigos cinco obstáculos de skate experimentais que permeiam as fotografias. Ao longo do período de exposição, skatistas convidados vão usar os obstáculos e serão fotografados, gerando mais imagens que serão incorporadas às paredes. Assim, o projeto se mantém vivo, recebendo performances e updates “, diz Lucas Pexão Ribeiro, curador da exposição.

Fabio Bitão teve seu primeiro contato com o skateboard no final dos anos 70, sua primeira paixão. Cada vez mais incorporado a esse universo, sua visão do mundo foi construída sobre o shape, ao som de soul, jazz, rap, punk rock e rock’n’roll. Aos 20 anos teve contato com sua segunda adoração e profissão, a fotografia. Aliando seus campos de conhecimento, atualmente é conhecido pela capacidade de identificar manobras tecnicamente perfeitas e retratá-las por meio de seu olhar veloz. A interpretação positiva, divertida e controversa do fotógrafo também fica nítida em seus retratos e paisagens.

Seu trabalho com o skateboard fez dele uns dos profissionais mais reconhecidos da cena brasileira. Registrou inúmeras sessões de skate nas duas últimas décadas, além de fotografar personalidades do meio. Teve suas obras expostas em todo o Brasil, além de Los Angeles (Re:board Brazilian Art Research, em 2010) e São Francisco (We’re Mixed Up, em 2010), além de Tóquio (The World Cup of D.I.Y. Mag/zine 2010 & Anarchy Book Centre 3, em 2010). Em 2012 participou da aclamada exposição itinerante “Fake Sunset”, do MCDLab #3 Project, que passou por São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Francisco (CA).

Seus retratos do cotidiano e críticas sociais também são características chaves de seu trabalho. Bitão faz fotos para revistas especializadas e de lifestyle, passando por todos os cenários das artes. No campo da música, retratou Nando Reis, MV Bill, Mayer Hawthorne, Zegon, entre outros, do underground ao mainstream. Desde 2011, é o fotógrafo responsável pelas imagens de backstage do desfile da estilista Juliana Jabour, no São Paulo Fashion Week.

Seus registros são lembrados por documentarem todo um estilo de vida, entendendo o passado, fazendo o presente e olhando para frente. Para o infinito.

Coordenação e idealização: Fabio Amad Bitão
Curadoria: Lucas Pexão Ribeiro
Produção executiva: Subvert
Realização: Matilha Cultural
Projeto gráfico: Tamara Emy

Projeto 92atéoinfinito @ Matilha Cultural
Período expositivo aberto ao público: 09 de agosto a 01 de setembro
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: De terça-feira a domingo, exceto sábado, das 12h às 20h
Sábado, das 14h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita
matilhacultural.com.br

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…