Cliente: Petrobras
Produção: Segunda-Feira Filmes
Direção: Alvaro Furloni
Ano de Produção: 2012

Responsável por mais de 80% da produção de petróleo no Brasil, a Bacia de Campos chega aos 35 anos renovada e preparada para ampliar ainda mais sua produção.

A Bacia de Campos é uma bacia sedimentar com cerca de 100 mil km², do Espírito Santo (próximo à cidade de Vitória) até Arraial do Cabo (RJ), abrangendo 13 municípios do litoral fluminense. Formada há 100 milhões de anos, a partir do processo de separação dos continentes sul-americano e africano, esta região acabou se tornando um “aterro natural” formado por sedimentos despejados no Oceano Atlântico ao longo do tempo que, sob variados níveis de pressão e temperatura, entrariam em processo de decomposição, originando as reservas de petróleo e gás natural, dentro de rochas porosas no subsolo marinho.

Em 1974, a Petrobras encontrou acúmulo de óleo num reservatório marinho que nomeou de Campo de Garoupa. Três anos depois, no dia 13 de agosto de 1977, a 124 metros de lâmina d’água, era iniciada a produção de petróleo na Bacia de Campos. O poço escolhido foi o 3-EN-1-RJS, no Campo de Enchova (terceiro campo descoberto, depois de Garoupa e Namorado), com vazão superior a 10 mil barris diários de óleo, através do Sistema de Produção Antecipada instalado na plataforma Sedco 135-D.

Leia mais sobre os 35 anos da Bacia de Campos no blog da Petrobras: bit.ly/N0s6bd

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…