Reportagem veiculada no dia 17/12/2011 no programa Patrola, da RBSTV SC. Na ocasião apresentei alguns dos pontos abordados na minha pesquisa de mestrado e que foi publicada no livro "Populares e Perdedores: crianças falam sobre os estereótipos da mídia".

Um pouco mais sobre o livro:

A pesquisa de recepção com crianças aqui apresentada foi desenvolvida a partir do seriado Hannah Montana e do desenho animado Zica e os Camaleões. Esta obra traz reflexões acerca de como esses sujeitos se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas suas práticas culturais cotidianas. O foco do trabalho está diretamente relacionado ao que as crianças dizem sobre as diferentes identidades midiáticas e como participam deste circuito. Apesar de as crianças naturalmente se dividirem em grupos, com ou sem a televisão, pois isso é próprio da vida social, foi evidenciado como isso acontece hoje a partir da televisão. Estereótipos como populares e perdedores, além de outros, se mostraram presentes no cotidiano escolar das crianças. A abordagem deste livro considera que as pessoas negociam, ressignificam e se apropriam de formas diferentes dos mesmos conteúdos.

Entre os relatos a questão da violência, das práticas de bullying, mostrou-se diretamente ligada a esta classificação. Ficou evidente que uma das causas desta divisão entre as crianças está muito mais ligada à intolerância e a desigualdade social, do que unicamente no que as mídias podem sugerir.

A AUTORA:

Patricia Bieging é Publicitária, Especialista em Propaganda e Marketing e Mestre em Educação, na linha Educação e Comunicação, pela Universidade Federal de Santa Catarina -- UFSC. É pesquisadora assistente no Núcleo de Pesquisa Infância, Comunicação e Arte, do CNPq. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em telecomunicação, planejamento e marketing corporativo e cultural. Suas publicações abordam temas ligados a: televisão, transmídia, identidade cultural, estereótipo, subjetividade, práticas culturais e de consumo.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…