Produzido por Fotografologia - Time-Lapse e Motion Control
Fotografia: Silvio Marchetto e Hans Denis
Edição: Hans Denis
Assistente de fotografia: Karem Kilim
Imagens captadas em Florianópolis / SC
Imagens adicionais: Lajes / SC, Paraguaçu Paulista (SP), São Gabriel da Cachoeira / AM
Equipamentos utilizados: 2 Canon 7D, Canon 40D e Canon 30D. Lentes Canon 10-22, Canon 15mm Fisheye, Canon 70-210 e Sigma 150-500 + converter 1.4X. Gerador Alienbees e Slider motorizado DMS

Contato: fotografologia@gmail.com

Texto por Hans Denis

"Stratus" são núvens muito baixas, que por vezes se formam perto da superfície como nevoeiros. Como uma das particularidades do ambiente litorâneo, a neblina foi um elemento primordial deste vídeo, assim como a lua, o mangue e as marés, elementos indispensáveis para este ecossistema complexo.

Desde 2011, eu e meu parceiro Silvio Marchetto decidimos ampliar as possibilidades de nossa criação fotográfica através da técnica Time-Lapse. Nesta, a dimensão do tempo é modificada através da passagem acelerada de uma seqüência de fotografias, revelando fenômenos que nos passariam despercebidos sob a percepção comum do tempo. Conhecida há um bom tempo pelos fotógrafos, a técnica pode ser considerada oposta a fotografia de alta velocidade, utilizada para registrar fenômenos de curta duração. O Time-Lapse, geralmente, é relacionado a grandes produções internacionais como as da National Geographic ou BBC, através de imagens como construções sendo edificadas em segundos, uma flor desabrochando ou uma semente germinando e se tornando planta em uma única cena. Com o surgimento das tecnologias digitais e o aperfeiçoamento técnico da fotografia, tornou-se é possível captar longas seqüências com um custo relativamente baixo, o que desencadeou em uma popularização dos vídeo Time-Lapse ao redor do mundo. Produções cada vez mais elaboradas surgem a exemplo do trabalho de Tom Lowe: TimeScapes; uma obra magnífica de foto-astronomia e de paisagens registradas de modo único e espetacular.

Em nosso terceiro trabalho, nosso foco foi captar fenômenos raros e por vezes de difícil registro. Uma produção que sintetiza em alguns minutos o trabalho de horas, e até dias de observação de fenômenos naturais e de movimentos urbanos. Em uma perspectiva de certo modo privilegiada, perante nossa visão quotidiana de como o mundo muda sutilmente a nossa volta, enquanto seguimos, por vezes distraídos, sem nos dar conta do momento extraordinário que nos envolve. Como resultado de quase um ano de registros, esperamos que esses quatro minutos de imagens possibilitem uma apreciação prazerosa desta perspectiva única sobre nosso ambiente, e se possível, que essa apreciação acompanhe uma tomada de consciência sobre o modo como nos relacionamos com a natureza.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…