“Separador Central” é um projeto desenvolvido por Ana Baptista, Marisa Ferreira, Sarah Hillebrand, no âmbito da disciplina de “Animação”, integrada no plano curricular do 2º ano da licenciatura de bolonha em Comunicação e Design Multimédia.
Ironicamente, é retratada a vida que os avós sempre apregoaram existir depois da morte. A vida que justifica uma boa conduta terrena para a recompensa celestial.
Há um “Separador Central” que, inspirado na filosofia dos contentores de reciclagem, materializa-se à espécie de uma “Repartição de Finanças”, onde os recém chegados são encaminhados para o seu último destino (ou não) de acordo com a sua conduta de vida na Terra : o Inferno – imediatamente, o Céu, ou o Limbo. O Limbo caricaturizado como o derradeiro não-lugar (interpretação pessoal, de acordo com a tese defendida por Marc Augé). O Limbo como o quase inevitável lugar de espera para a última morada.
Nestes 3 minutos (aproximadamente) pretendemos retratar, com recurso exclusivo a técnicas de animação tradicional (animação de recordes nos cenários, principalmente, incluindo algumas partes com sombra chinesa e acetatos, como por exemplo na parte da chegada ao céu e o céu atrás do edifício) o imaginário popular de uma geração crente e homogeneizada que cresceu a ouvir estórias da Criação do Mundo, do Céu e das almas penadas, e que, inevitavelmente, passa grande parte da vida, e em última instancia, da morte, à espera...À espera do autocarro, “da vez”, do filho, do homem da TV-Cabo, da Salvação, do Céu... À espera...
E no fim, quando não há nada mais nada pelo que esperar... Continua-se à espera.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…