"O problema todo é a desinformação. O morador sai da casa para trabalhar e quando chega a noite acha uma coisa pintada na casa dele: SMH (Secretaria Municipal de Habitação), 'e o que isso significa?' Aconteceu com um monte de gente isso, então muita gente não sabia o que era aquela numeração.

Posteriormente, vieram a saber, através de alguns lideres comunitários que a casa deles estava marcada para ser removida, por conta de um projeto da prefeitura. O projeto foi criado, foi desenvolvido, mas sem a participação da comunidade. Esse que é o grande ponto! E não é feito nada pra comunidade, em prol da comunidade. Então o camarada diz que vai tirar você da sua casa, e vai ter colocar numa "unidade habitacional", como ele chama. Muitas vezes, você tem uma casa com, hoje em dia, com dois quartos, para ser colocado numa casa com um quarto, sala, cozinha, banheiro e olhe lá... Vão te tirar de um ovo de galinha e te colocar num ovo de pombo.

Essa é a realidade atual, as mudanças são feitas assim. Pra ontem... por conta de que? De dois eventos: Copa do Mundo e da Olimpíadas."

Fala de Eron César Santos (morador do Morro da Providência) no filme "Cidade sem chão".

Facebook: facebook.com/cidadesemchao

_____

"Teaser 1"

Imagens de Guilherme Tostes e Rubel Brisolla

Montagem de Guilherme Tostes

Música: "Baiano-rojão N°2"
Composição, arranjo e produção musical: Caçapa | "Elefantes na Rua Nova" (Garganta Records)

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…