Vídeo con subtítulos en español: vimeo.com/57897842

Ajude este projeto/ Back this project: catarse.me/fmb2
Site oficial do Fórum Mundial da Bicicleta: forummundialdabici.com/
Fanpage no Facebook: facebook.com/forummundialdabicicleta

“Pedalar para transformar”. É com este mote que Porto Alegre quer sediar pela segunda vez o Fórum Mundial da Bicicleta, entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2013.

A proposta do evento é debater sobre o uso da bicicleta sob diversos aspectos: mobilidade urbana sustentável, integração comunitária, bem-estar pessoal e social, etc, através de painéis de discussão formados por convidados nacionais e internacionais que fazem a diferença em suas áreas de atuação e vão expor ideias e experiências de forma acessível a todos que quiserem participar. O Fórum ainda prevê oficinas autogestionadas, programação cultural paralela com exposições, exibição de vídeos e apresentações artísticas, e, no dia 22 de janeiro, participação na tradicional bicicletada da Massa Crítica Porto Alegre. Toda a programação do evento será gratuita.

A primeira edição do Fórum contou com aproximadamente 7 mil participantes entre palestrantes, oficineiros e visitantes de diversos estados e países que participaram de painéis sobre os temas Mobilidade Urbana, Cicloativismo, Economia, Ciclismo Esportivo e Cicloturismo e de mais de 40 oficinas relacionados ao universo da bicicleta. O evento gerou mídia espontânea, sendo mencionado em mais de 50 notícias veiculadas em jornais impressos, cerca de 50 inserções em rádio e TV e cerca de 400 inserções na internet. O sucesso do primeiro evento motivou a realização de sua segunda edição, aprimorando o debate sobre a necessidade de cidades para pessoas e o papel que a bicicleta e outros modais sustentáveis têm como motivadores de transformações urbanas e sociais.

A data para o Fórum Mundial da Bicicleta foi escolhida em virtude do dia que marcou o atropelamento intencional contra os participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 2011, gerando manifestações de solidariedade em diversas cidades do mundo e fomentando a discussão sobre a violência no trânsito.

INVESTIMENTO:

O montante de R$ 12.000,00 (doze mil reais) definido para este projeto destina-se a:
- custear despesas de passagens de convidados internacionais;
- custear despesas incorridas de alugueis de equipamentos de infraestrutura.

Graças ao crowdfunding realizado via Catarse na edição anterior, conseguimos financiar a vinda de Chris Carlsson, um dos idealizadores da primeira Massa Crítica, de San Francisco. Para o Segundo Fórum Mundial da Bicicleta contamos novamente com a colaboração coletiva para viabilizarmos a participação de um contingente ainda maior de convidados internacionais. Entre eles estão as norte-americanas Caroline Samponaro, da organização nova-iorquina Transportation Alternatives, estabelecida nos EUA desde 1973; Mona Caron, artista plástica residente em São Francisco, EUA, e uma das participantes da Massa Crítica da cidade, que foi convidada a pintar um mural representando a cultura da bicicleta; e a chilena Amarilis Horta Tricallotis, diretora do Centro de Bicicultura, entidade que estimulou a entrada de 1 milhão de novos ciclistas no trânsito de Santiago no Chile em seis anos.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…