O espetáculo ENTRETECER parte da ideia de que uma Manta Comunitária é o mesmo que Lugar, Paisagem, Geografia, Mapa.
No mesmo espaço e tempo coabitam as artes plásticas, a dança e o teatro, criando relações entre o real e o virtual, pensamentos construídos e sentimentos subjetivos, cores e movimentos, texturas e gestos, velocidades e registos gráficos... Neste ligar, os mapas.
Os mapas apresentam-se em formatos distintos, horizontais, verticais, invisíveis. São mapas da pele, contêm as dobras, os vincos, os riscos do tempo. São mapas de corpos, de roupas, de terra, de vozes, letras e sons. São mapas de nada, que se erguem e desaparecem, dependendo do ponto de vista, daquilo que se quer ver. Dos vários mapas-retalhos, que teia, que trama, que manta se constrói…
As imagens surgem como o vento, revelam outros lugares fora da cena, que pela experiência se inscreveram no corpo. Há um movimento de errância através desses lugares no e pelo corpo próprio dos performers. Orientação, desorientação e reorientação entre dois caminhos, o da cena e o da memória.
E sempre as perguntas: Como se constrói o lugar onde vivo e como isso me constrói a mim. Como contamino os lugares e como eles me contaminam a mim.
Entretecer é um projeto de Investigação e Criação, que utiliza a construção de uma Manta de Retalhos como conceito unificador e base metodológica. Desenvolveu-se no cruzamento entre a dança, o teatro e as artes plásticas, com uma participação ativa de várias comunidades, junto das quais os criadores desenvolveram pesquisa através de oficinas de experimentação artística.

Ficha artística/técnica:
Conceção e direção: Maria Belo Costa
Interpretação: Maria Belo Costa e Sílvia Ferreira
Conceção Plástica: Lara Soares
Paisagem Sonora: Defski
Vídeo e Design Gráfico: Helder Milhano
Desenho de Luz: Pedro Fonseca
Produção Executiva: Celina Gonçalves
Produção: Pé de Pano – Projetos Culturais, Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã
Coprodução: Centro Cultural Vila Flor, Câmara Municipal de Castelo Branco/Cine-Teatro Avenida
Apoio: Junta de Freguesia de Castelo Branco, IPCB/ESART, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e ETEPA

Vídeo promocional: Rodolfo Pimenta e Joana Torgal

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…