O documentário de longa-metragem “Bernardes” é uma viagem no tempo realizada pelo arquiteto Thiago Bernardes - que revisita os principais eventos, feitos e reviravoltas da brilhante e polêmica vida profissional e familiar do avô Sergio. O filme conta com vasto material iconográfico e de arquivo audiovisual, e com a colaboração e o suporte irrestrito do espólio de Sergio.

Através de visitas aos principais projetos e de encontros com pessoas que conviveram com Sergio em diferentes etapas de sua vida - ou por ele foram influenciadas - Thiago colhe peças de um instigante quebra-cabeças que lhe revela uma personalidade afiada, inventiva, bem-humorada e pouco conhecida até então.

O acervo de manuscritos, plantas e projetos de Sergio – guardado intacto desde sua morte em 2002 – e uma carta escrita por ele, comunicando à primeira esposa sua ruptura com a família e com a arquitetura de residências, são alguns dos pontos cruciais desta jornada. A busca de Thiago é também a busca de sua família, de inúmeros arquitetos e urbanistas; estudantes e pensadores que guardam em si um pouco da chama visionária e iconoclasta de um homem incompreendido que viveu à frente do seu tempo.

Direção - Paulo de Barros e Gustavo Gama Rodrigues. Produção - 6D filmes. Fotografia - Stefan Hess. edição - Yan Motta.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…