O Banco do Brasil convidou os produtores Renata Almeida Magalhães e Daniel Filho para coordenar a realização de uma série de curtas-metragens para o projeto “Valores do Brasil”. Foram escolhidos sete valores que determinam o caráter do brasileiro a partir de uma pesquisa com a população. Para este projeto, foram convidados alguns dos principais cineastas brasileiros para realizar filmes de três minutos sobre cada valor:
Os valores e cineastas escolhidos foram: conhecimento (Cacá Diegues), fraternidade (Jorge Furtado), afeto (Carla Camurati), originalidade (Andrucha Wadington), alegria (Daniel Filho), confiança (Beto Brant) e identidade (Fernando Meirelles e Nando Olival). A partir do tema proposto, cada diretor teve a liberdade de filmar como e onde quisesse. A experiência de Renata como produtora foi fundamental para organizar as filmagens em diversos pontos do país.
Em “Conhecimento”, Cacá Diegues fez um mosaico sobre a cultura popular nordestina, tendo como ponto de partida o “Lunário Perpétuo”, um almanaque do século 17; e como mestre de cerimônias o artista pernambucano Antônio Nóbrega.
Os sete curtas-metragens foram exibidos no final de 2004, em horário nobre, na TV aberta, e alcançaram grande repercussão entre o público, além de terem sido recebidos com elogios pela crítica e avaliados como trabalhos relevantes dentro da obra de seus respectivos autores.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…