Em ensaio aberto ao público na Sala São Paulo a Orquestra interpretou hoje, com regência de Mei-Ann Chen e solos da violinista Karen Gomyo, o "Concerto Para Violino em Ré Menor, Op.15" do compositor Benjamin Britten.

"O compositor britânico Benjamin Britten preocupava-se com os temas da intolerância e da desumanidade em escala individual e global. Sentia verdadeira simpatia por aqueles que sofrem na vida por causa de questões de gênero, práticas religiosas, raça ou sexualidade, e temia a tendência incompreensível da civilização de destruir a si mesma.
Sua música muitas vezes é descrita como conservadora no estilo; na verdade, Britten procurou desafiar os pressupostos estéticos como forma de combater o preconceito cultural. […] Perturbar essas restrições musicais era uma maneira de imaginar uma sociedade mais justa e inclusiva.
[…] Em 1939, a ameaça do fascismo na Europa levou-o a emigrar para os Estados Unidos. A composição do Concerto Para Violino já estava em andamento quando ele atravessou o Atlântico com seu parceiro, o tenor Peter Pears, e a obra foi concluída naquele verão. […] O tom grave do Concerto está muitas vezes relacionado com as circunstâncias políticas em todo o continente, especialmente a derrota da causa republicana na Guerra Civil Espanhola. “É uma peça bas-tante séria”, escreveu Britten sobre o Concerto Para Violino, em carta ao seu editor.
[…] Os ritmos parecem de alguma maneira de origem espanhola, e Britten, de fato, ficara atraído pela música espanhola que ouviu em uma viagem para Barcelona com Antonio Brosa, o violinista que estreou o Concerto. " Trecho da nota de programa de Elizabeth Bergman e traduzido por André Fiker publicada na 5ª edição da Revista Osesp 2013.

Além do concerto de Britten, que faz parte do ciclo "Britten 100", o programa inclui mais duas obras escritas durante a Segunda Guerra Mundial, "Meditação e Dança da Vingança de Medeia, Op.23a" de Samuel Barber e a "Sinfonia nº 3" de Aaron Copland. Saiba mais sobre o programa: osesp.art.br/portal/concertoseingressos/concerto.aspx?c=2569

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…