A Osesp ensaiou ontem na Sala São Paulo, sob a regência de Yan Pascal Tortelier, o "Concerto Para Orquestra" de Witold Lutoslawski - compositor transversal da temporada 2013.

Em 1950 o regente Witold Rowicki propôs à Lutoslawski que compusesse uma obra para a recém-formada Orquestra Filarmônica Nacional de Varsóvia. De acordo com os documentos da Biblioteca Nacional Polonesa, a obra foi finalizada no dia 1º de agosto de 1954, pouco mais de 4 anos após a proposta de Rowicki. A idéia inicial da obra era menos ambiciosa do que o resultado final, e previa aspectos folclóricos para uma "Pequena Suíte". A obra no entanto se mantém até hoje como uma das mais populares do compositor. Conduzida por Rowicki, a Orquestra Filarmônica Nacional de Varsóvia estreou a obra no Salão da Filarmônica de Varsóvia, em novembro de 1954, e foi recebida com muito entusiasmo.
O "Concerto Para Orquestra" foi premiado pelo governo da Polônia, que garantiu a Lutoslawski a posição de compositor polonês mais importante de sua geração.

A obra será apresentada nos concertos de hoje e amanhã, às 21h, e sábado, às 16h30. O programa inclui ainda o "Concerto Para Violino" de Johannes Brahms. Saiba mais sobre o concerto: osesp.art.br/portal/concertoseingressos/concerto.aspx?c=2574

Assista trecho do ensaio do "Concerto Para Violino" de Brahms: vimeo.com/74879947

Leia ensaio sobre o compositor: osesp.art.br/portal/paginadinamica.aspx?pagina=sinceridademaximadaexpressaoamusicade&MenuChave=509

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…