Somos o que lembramos ser. E temos na fotografia um dos mais eficazes instrumentos de produção de lembranças. A foto autoral vai ainda mais longe, porque carrega em si o ponto de vista do autor, a sua maneira de ser. A exposição Na Teia da Memória é composta por imagens produzidas a partir do enlace de fragmentos temporais com a identidade de seus autores e personagens.

Durante um ano o Programa Imagens do Povo ofereceu a seus fotógrafos um curso de especialização, propiciando um aprofundamento no contato com a produção artística fotográfica e o mercado da arte. Com a coordenação de Milton Guran e consultoria de Marcia Mello, as aulas foram realizadas por professores convidados e complementadas com visitas a centros culturais, galerias e ateliês. Dentre os fotógrafos e artistas que colaboraram com o projeto estão David Allan Harvey, Charif Benhelima,Rodrigo Braga, Rosangela Rennó, Marcos Bonisson, Rogério Reis, Joaquim Paiva,Calé,Kitty Paranaguá, Renan Cepeda, Evandro Teixeira, Cesar Barreto, Luiz Garrido eThiago Barros.

A contribuição de cada professor convidado foi fundamental para descortinar um novo horizonte de possibilidades no processo criativo dos fotógrafos formados pela Escola de Fotógrafos Populares, uma das ações do Programa Imagens do Povo, realizado pelo Observatório de Favelas.

O resultado desse aprofundamento está exposto nesta mostra coletiva, na qual os autores apresentam suas interpretações ao explorarem as diversas possibilidades de representar a memória e seus desdobramentos subjetivos, numa tessitura entre espaço, matéria e tempo.

Confira abaixo a galeria especial com algumas imagens que compõem essa teia.

Curadores

Joana Mazza e Milton Guran

Autores

AF Rodrigues, Amanda Santos, Carmem Aguileira, Ciro Melo, Coletivo Pandilla (Américo Júnior, Bruno Morais e Léo Melo), Débora Santana de Oliveira, Dilly Justino, Edmilson de Lima, Elisângela Leite, Fábio Caffé, Gê Vasconcellos, Luiz Baltar, MarcellaMarer, Marcia Farias, Mirian Benetti, Rovena Rosa, Simone Azevedo, Thaís Rocha, Thiago Diniz, Valda Nogueira, veri-vg e Vitor Madeira.

Serviço

Exposição “Na teia da memória – Mostra coletiva do Programa Imagens do Povo”

CCJF – Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro

Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro

Visitação: de 03/10 a 010/11

Terça a domingo, das 12h às 19h

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…