Héwelin Fernandes & Cesar Fernando de Oliveira, 52min, HD, documentário. Dez. 2013, Brasil (BA).

A estrada, o vento, o tempo, o rio e o encontro com a cidade de Pilão Arcado. Em busca de uma cidade alagada encontramos luta pela resistência, memórias, música e fé.

Produção e entrevistas
HÉWELIN FERNANDES

camera, fotografia, montagem e finalização
CESAR FERNANDO DE OLIVEIRA

facebook.com/embuscadepilaoarcado

...

Pilão Arcado foi uma das cinco cidades (em conjunto com Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Sobradinho) inundadas devido a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, entre 1973 e 1979. Pilão Arcado, hoje chamada de Pilão Arcado Velho, foi a única cidade que não alagou totalmente. Sobrevivendo, ilhada, no Rio São Francisco.

Tudo começou em 2009, quando iniciamos a pesquisa para o argumento de um filme: Pilão Arcado. Em 2010 ganhamos o edital para desenvolver um roteiro de longa-metragem de ficção. Para terminar de escrever o roteiro viajamos nos fins de 2010 para a cidade de Pilão Arcado, logo depois o primeiro tratamento do roteiro estava pronto.

Entre 2011 e 2012 iniciamos a decupagem do material que capturamos na viagem. Descobrimos uma pedra bruta a ser lapidada. Daí surgiu a ideia de "Em busca de Pilão arcado", como um "diário de bordo". Em busca do fim de um filme encontramos luta pela resistência, memórias, música e fé. Essa busca gerou um novo filme, um filme em busca de uma cidade.

__________

SEARCHING FOR PILÃO ARCADO

A film by Héwelin Fernandes & Cesar Fernando de Oliveira, 52min, HD, 2014, Brazil (BA).

The road, the wind, the time, the river and the meeting with the town of Pilao Arcado. Searching for a flooded town, we found struggle, resistance, memories, music and faith.

Production and interviews
HÉWELIN FERNANDES

Sound, camera, cinematography and editing
CESAR FERNANDO DE OLIVEIRA

Pilão Arcado was one of five towns (along with Remanso, Casa Nova, Sento Sé and Sobradinho) flooded due to dam construction Sobradinho's hydroelectric power station, between 1973 and 1979. Only Pilão Arcado, now called Old Pilão Arcado, was not completely flooded. It survives, islanded, in the São Francisco River.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…