Estamos iniciando um novo ano, e como foi orado que não seja apenas uma mudança no calendário, mas que seja um ano de experimentar o novo de Deus em nossa vida.

Para muitos de nós, ou talvez todos nós, será um ano de desafios que por vezes podemos sentir serem maior que nossas possibilidades e capacidades. Há pessoas que não ousam, pois temem que não possam ser capazes e dar conta daquilo que pode vir pela frente. A Bíblia narra à história de um homem que tinha uma confiança muito grande em Deus, mesmo diante de circunstâncias que podiam parecer maior do que suas próprias forças. Foi treinado num discipulado e aprendizado intenso sob a liderança de um grande homem de Deus, talvez o maior dos profetas. Em dado momento de sua vida recebeu a incumbência de substituir o seu mestre. Estamos falando de Josué que recebeu a incumbência de substituir Moisés e conduzir o povo na conquista da Terra Prometida (Js 1:1-2). Imagino que não tenha sido fácil para ele, e que pela descrição do texto a ser meditado, ele teve medo e se sentiu fraco diante da tarefa que lhe fora determinada. Deus diante desta realidade faz vários encorajamentos para que ele pudesse enfrentar esse grande desafio. Olhando para o texto de Josué 1:1-9 queremos meditar com os irmãos no tema: "Encorajamentos para enfrentar desafios".

"Como fui com Moisés, assim serei contigo" (v.3,5) - O primeiro encorajamento que Deus faz a Josué tem relação com aquilo que ele viu na vida de Moisés. Deus afirma que cumpriria a promessa feita a Moisés (v.3) e que estaria com ele como esteve como Moisés (v.5). Para cada um de nós é como se Deus dissesse que vai estar conosco como tem estado na vida daqueles que testificam grandes vitórias em sua vida, e mesmo como tem estado conosco.

"Se forte te corajoso" (v.6, 7, 9) - O segundo encorajamento é uma palavra direta para os sentimentos de Josué dizendo para ele "Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar." (v.9). Aqui Deus está tocando na necessidade real de Josué e com seu estado emocional. Fique firme, estou com você! Assim, também é com cada um de nós. As palavras de Jesus na grande comissão é que estaria conosco todos os dias (Mt 28:20). Não importa o tamanho do desafio e nem como você possa estar se sentindo, a palavra de Deus para cada um de nós é fique firme, pois eu estarei com você!

"Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou" (v.7,8) - O terceiro encorajamento é uma exortação para que Josué obedecesse a toda Lei de Moisés. Traduzindo para nós, obedecer a toda Palavra de Deus. Para isso Deus orienta Josué a cuidar para não se desviar, a meditar dia e noite, e não cessar de falar da Lei de Moisés, para nós da Palavra de Deus. Para enfrentar desafios e ser bem sucedido é preciso ficar firme nas orientações do Senhor expressa em Sua Palavra.

CONCLUINDO, qual o desafio que está diante de você? Como você se sente diante dele? Bem, hoje o Senhor quer te encorajar a enfrenta-lo e ser bem sucedido. Para isso nos encoraja nos dizendo: Serei contigo, seja forte e corajoso, e obedeçam todas minhas instruções.

Por Eduardo Goya

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…