AKTO studio

Joined
Lisboa, Portugal

User Stats

Profile Images

User Bio

[ Arts & Krafts Technologies ]
_ AKTO company
_ AKTO magazine

A AKTO (Arts & Krafts Technologies) é um projeto/empresa cujas bases resultam de ações criativas de produção, preservação e inovação.
Criar, evoluir e transformar são apenas algumas das ferramentas essenciais, dos serviços de Design&Produção, Conservação&Restauro, e Interior Design/Reabilitação. Um projeto onde as suas áreas, enquanto serviços independentes, igualmente se cruzam, divergem e (re)conetam, na fórmula de novos resultados de produção, restauro e reabilitação, mais dinâmicas, funcionais e eficientes.
No desenvolvimento de artes e ofícios, sob a regra de novas tecnologias, procuramos apresentar resultados de sustentabilidade, interculturalidade, multidisciplinariedade e linguagem universal.

C O N C E I T O

Inspirada nas ações evolutivas da arte, pela fluidez organicista do Back to Basics na sofisticação da linguagem e comunicação de uma era digital, a AKTO nasce sob a consciência de um movimento universal e integral onde o ser humano e as artes convergem, ou assim tendem, para uma origem e essência base. Numa palavra só, a multidisciplinariedade, em formato autónomo e singular mas naturalmente conetado às especificidades que nos identificam entre artes e ofícios, e de origem espontânea, num globo de ações contemporâneas.
Hoje, a consequência da arte é resultado de uma abordagem que toca o design, que inspira a fotografia; um design que influencia a imagem, transforma a arquitetura e se dilui entre a pintura e ilustração; uma fotografia modelar pela relação com a escultura, matéria ou ofícios; um manifesto irrefletido, como que inato, da essência do homem na procura de uma “forma & função” de plena sintonia e harmonia com a era organicista que nos alberga.

D E S I G N & P R O D U Ç Ã O

Ao conhecimento profundo das técnicas construtivas da alta marcenaria, dos ofícios e da arte do “saber fazer”, propomos unir os princípios elementares do design com as premissas de forma & função, estética & perenidade.
Desenhamos e produzimos peças que, através do uso de novos meios e tecnologias, bem como a aplicação de diferentes materiais e conceitos inovadores, espelham o conceito base da AKTO. Desenvolvemos assim peças exclusivas para clientes privados, protótipos ou peças de consumo global desenhadas por artistas plásticos, designers e/ou arquitetos e soluções de produção e comercialização adicionais.
Assim, a sustentabilidade, o redesign e o reaproveitamento, tanto de matéria como de mobiliário, são alguns dos princípios fundamentais que procuramos aplicar nas peças produzidas.

C O N S E R V A Ç Ã O & R E S T A U R O

Ao nível da conservação e restauro, a nossa ação é dirigida para a intervenção no património móvel e integrado e nas artes decorativas abrangendo áreas como escultura, mobiliário, pintura, douramento, embutidos, azulejos, etc.
Na nossa forma de atuar, a compreensão das problemáticas inerentes a cada obra partirá de uma rigorosa análise filológica e científica dos bens, sendo deste processo, que então se definirão os objetivos da intervenção e se projetam as linhas gerais dos tratamentos.
O que necessariamente se pretende é deixar para usufruto futuro, o mais fiel legado patrimonial que chegou aos nossos dias.
No entanto, a AKTO, mais do que operar no mercado da conservação e restauro, pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento técnico e cientifico da área: quer através da publicação de trabalhos (artigos científicos, vídeos técnicos), quer pela realização de workshops e formações especializadas.
Pretendemos ainda contribuir para a valorização do património e da importância da conservação e restauro, através de ações de sensibilização junto das elites culturais e da comunidade em geral.

I N T E R I O R D E S I G N | R E A B I L I T A Ç Ã O

Atualmente, e intensificando-se para o futuro, a evolução social e urbana projeta-se na imagem da reabilitação. A reutilização de matéria e reconversão/transformação da mesma, ou reciclagem de espaços interiores, são espelho de uma consciência mais exacta de um universo onde se torna fundamental preservar a herança histórica e essências pre-existentes, adaptando-se a novas formas e funções.
Neste sentido, os clientes do agora e do amanhã não só desejam espaços personalizados aos seus ideais, como procuram integrar as necessidades do presente e futuro pelas linhas do passado, seja na reabilitação de uma identidade historicista ou uma transformação sofisticada e minimalista.
Pretendemos assim, tanto na recuperação dos materiais existentes em obra como na réplica dos métodos construtivos, reinventar, inovar e apostar na funcionalidade e eficiência, aplicando uma ação sustentável e ecológica constante, e oferecendo soluções de produção de elementos e decoração aos espaços por nós personalizados.

A Ç Ã O U N I V E R S A L

Denominamos como ação universal os mais diversos projetos, no que diz respeito à formação, promoção de estágios nacionais e internacionais, responsabilidade social, desenvolvimento urbano sustentável, desenvolvimento e comercialização de peças de marca “AKTO” e desenvolvimento da nossa revista “AKTO Magazine”.

Formação _

Realizamos ações de formação e workshops de curta e media duração, em áreas como a Conservação & Restauro e Produção & Design, com recurso à nossa própria equipa e também com a colaboração de ilustres formadores a destacar, como o Mestre Vítor Castro, formador na área de Marcenaria / Conservação e Restauro há mais de 20 anos na FRESS - Fundação Ricardo Espirito Santo Silva.
Dentro do nosso campo de atividade, a AKTO propõe-se a realizar projetos e ações de formação capazes de responder às carências de qualificação e de requalificação de competências, com que as empresas e profissionais da nossa área de atuação e de mercado, presentemente se deparam.
Assim, o método com que os nossos cursos de formação serão concebidos e lecionados neste particular, procederá necessariamente de uma criteriosa identificação das necessidades das empresas e profissionais nossos clientes, oferecendo a AKTO planos e políticas de formação ajustados ás suas necessidades, estruturados em torno de componentes práticas e de atuação no mercado.
Pelas parcerias estabelecidas, ou em vias de estabelecer com diversas instituições nacionais e internacionais, a nossa bolsa de formadores englobará pessoas com formação académica e/ou especializada, mas também profissionais com efetiva experiencia de trabalho e de mercado relevante, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Essencialmente, procuramos ter á disposição um corpo de formadores transversal, coerente, dinâmico e global, e que vá de encontro ao imperativo de qualidade e de internacionalização que hoje em dia se procura em Portugal.
No entanto e englobado no critério de ação universal a que a AKTO se propõe, a nossa oferta de formação incidirá também em ações de sensibilização social e cultural sobre a importância do património e da conservação e restauro, junto da sociedade e das elites culturais, mas sobretudo, junto de crianças e jovens, com particular atenção para os mais desfavorecidos.
Os cursos de formação que a AKTO irá desenvolver serão de vários níveis dentro de áreas como a marcenaria, carpintaria, conservação e restauro, douramento, talha, embutidos, pintura de cavalete, etc.
Esperamos com o nosso projeto de formação, de algum modo vir a contribuir para a supressão das lacunas existentes ao nível da formação de profissionais na área da conservação e restauro em Portugal.

Estágios _

Realização de estágios a nível nacional e internacional, dos quais já estabelecemos uma parceria com um grupo de 3 universidades estatais na Dinamarca, permitindo assim receber estagiários 2 vezes por ano, em diversas áreas.
Neste âmbito, também damos apoio em formato de estágio aos finalistas de cursos, tanto académicos como técnicos, na integração no mercado de trabalho. O que se revela uma mais-valia da “AKTO”, por esta ser uma empresa já introduzida no mercado e a funcionar ativamente.estabelecemos uma parceria com um grupo de 3 universidades estatais na Dinamarca, permitindo assim receber estagiários 2 vezes por ano, em diversas áreas.
Neste âmbito, também damos apoio em formato de estágio aos finalistas de cursos, tanto académicos como técnicos, na integração no mercado de trabalho. O que se revela uma mais-valia da “AKTO”, por esta ser uma empresa já introduzida no mercado e a funcionar ativamente.

Responsabilidade Social _

Pretendemos a nível social dar oportunidade a pessoas mais carenciadas para que participem no nosso projeto ativamente e de uma forma útil, com a premissa de socialmente reinserir as mesmas, tornando-as o mais possível autónomos.
Promover ações pontuais de formação com instituições sociais de forma a aliciar os alunos mais jovens a seguir um ofício.

Desenvolvimento Urbano Sustentável _

Criámos um projeto que consiste basicamente em aproveitar a matéria-prima (madeira) proveniente do abate de árvores realizado em todo o concelho de Lisboa.
Desta forma, propomos à CML – Câmara Municipal de Lisboa que com parte dessa madeira resultante deste processo permita à “AKTO” transformá-la em peças de utilidade pública com Design, como por exemplo: bancos de jardim, estacionamentos para bicicletas, peças decorativas, esculturas, etc…
Com isto a “AKTO” pretende juntamente com a CML espalhar por Lisboa a sua obra e marca, contribuindo assim para o desenvolvimento urbano sustentável.
Em suma, este “capítulo” do nosso projeto funciona como um elo de ação criativa para a unificação de serviços que, numa dimensão cultural global, nos permite contribuir com uma filosofia prática de “green actions & results”.

External Links

Following

  1. ONFIRE Surf
  2. Dezeen
  3. Yatzer