A NAIFA

Joined
Portugal

User Stats

Profile Images

User Bio

AS CANÇÕES D’A NAIFA

Outubro.

É de noite e a criatura arrasta-se entre o breu e os ocasionais holofotes que querem matá-la. A criatura, alta por natureza e firme por formação, arrasta-se. Cabisbaixa e apodrecida.

Enfia-se num beco evidente. Um beco que em dois ou três passos tratará de lembrá-la do seu fim. Pouco lhe importa. Na realidade, não pensa. Nem no que faz nem no buraco onde se meteu.

Não chega a dar dois passos. Ao caminho saltam-lhe quatro criaturas, estas humanas, vultos negros estranhamente alumiados por um candeeiro na parede. Cada um tem uma naifa. Quatro naifas apontadas à miserável e morredoura criatura.

Acorre à criatura a ideia de salvar a vida que lhe resta:

- O que querem de mim? Nada tenho para dar. Levaram-me tudo.

A morena vivida, a quem os olhos brilham, fala-lhe pelos quatro com a sua voz sobrenatural:

- Ninguém te quer tirar nada. Pelo contrário. Viemos devolver-te a poesia e as canções que perdeste. Vais engoli-las, queiras tu ou não queiras. Gostes ou não gostes do que lhes fizemos. Talvez te abandone essa dormência fétida. Trazemos-te os poetas que não deixaram morrer a coragem. Trazemos-te até os que lidaram a censura com olés. Devias ouvir mais sobreviventes. Trazemos-te canções que não são nossas, destes reis magros que te fazem oferendas de chino na mão. São tuas, mas esqueceste-te delas. Temos a esperança de que, quando voltares a ouvir o Ary, o Lobo Antunes e o Mourão Ferreira, te libertes dessa condição, desse fado do subalterno. Talvez nada disto te salve desse fado, esse lugar onde te cristalizaste nos sonhos dos turistas, mas inquietação trar-te-á de certeza. Inquietação é a última das canções que aqui encontras.

A criatura estremece no desconforto que há muito não conhecia:

- Não sei se podem fazer-me isto. Vocês sabem quem eu sou?

A morena aponta-lhe a naifa e, antes de ajustar uns auscultadores no que à criatura resta da cabeça, atira-lhe com amor:

- Toda a gente sabe quem tu és, Portugal. Tu é que te esqueceste.

Pedro Gonçalves

External Links

Following

  1. Diogo Varela Silva
  2. The Wire Magazine
  3. Tiago Pereira
  4. raquel castro
  5. AlexFX
  6. Amandio Bastos
  7. PZ Pimenta
  8. Rafael C Teles