TV FEMINISTA (português)

  1. Aula inaugural do primeiro módulo do Curso Reflexões Feministas sobre o Sistema Político, da Universidade Livre Feminista. A educadora Luana Natielle apresenta os principais pontos de discussão do módulo: patriarcado e racismo, como elementos centrais que limitam a participação política das mulheres, e as interdições à participação das mulheres no sistema político brasileiro. Pontua ainda as dificuldades e desafios para a inserção das lutas e da agenda feminista no sistema político brasileiro.

    # vimeo.com/63348556 Uploaded 616 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode

  2. Vídeo de abertura do Curso Reflexões Feministas sobre o Sistema Político. A coordenadora pedagógica, Joana D’Arc da Silva, dá as boas vindas às participantes, fornecendo informações preliminares sobre o porquê desta temática, a importância da discussão sobre a subrepresentação das mulheres no sistema político brasileiro e a apropriação desta discussão pelo movimento feminista. Apresenta ainda a metodologia geral do curso, seu formato, divisão em módulos temáticos e ao, final, como se dará o processo avaliativo.

    # vimeo.com/63010940 Uploaded 476 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode

  3. BRASIL - Uma rápida tomada … usando o iMovie … feministas do Distrito Federal se reúnem na Rodoviária de Brasília, em um movimento autogestionado, para dançar, debater e discursar contra o machismo, o racismo e a lesbofobia. As principais entidades feministas da cidade e inúmeras feministas se uniram para se juntar a milhares de outras cidades e movimentos que acontecem nesta semana pelo planeta … a TV Feminista esteve presente e registrou o evento.

    # vimeo.com/59848040 Uploaded 347 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode

  4. BRASIL - feministas do Distrito Federal se reúnem na Rodoviária de Brasília, em um movimento autogestionado, para dançar, debater e discursar contra o machismo, o racismo e a lesbofobia. As principais entidades feministas da cidade e inúmeras feministas se uniram para se juntar a milhares de outras cidades e movimentos que acontecem nesta semana pelo planeta … a TV Feminista esteve presente e registrou o evento.

    # vimeo.com/59834748 Uploaded 719 Plays / / 2 Comments Watch in Couch Mode

  5. Nas últimas quatro décadas, assistimos à violência direcionada às mulheres ganhar visibilidade na sociedade. As experiências de agressão e apropriação violenta dos corpos femininos já não são mais silenciadas, pois houve uma sensibilização por parte dos movimentos feministas e de mulheres para que estas cenas não fossem consideradas naturais. No entanto, essas cenas de agressão, violência sexual e assassinato de mulheres continuam a persistir no cotidiano feminino.
    Portanto, além de fazer com que as mulheres rompam o silêncio em torno destas experiências se faz necessário discutir com os homens esta questão. Inspirada pela campanha “Laço Branco” que procura sensibilizar os homens para o combate à violência contra a mulher, a proposta visa discutir como podemos repensar as construções sobre a masculinidade em nossa sociedade como uma estratégia de luta pelo fim da violência direcionada as mulheres. Trata-se de delinear outros caminhos para que os homens também possam desnaturalizar a ação da violência como parte intrínseca de sua subjetividade.

    Sobre a convidada:
    Júlia Glaciela da Silva Oliveira. Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Atualmente é mestranda em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas na linha de pesquisa “Gênero, subjetividade e cultural material”, onde desenvolve a pesquisa intitulada “União de Mulheres de São Paulo: feminismo, violência de gênero e subjetividades”.

    # vimeo.com/57614918 Uploaded 36 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode

Follow

TV FEMINISTA (português)

Universidade Livre Feminista Plus

Vídeos selecionados para a Universidade Livre Feminista em idioma português.

Browse This Channel

Shout Box

  • Carlos Oliveira

    Olá, ULF! Obrigado por ter adicionado o curta Contra Mão à sua lista. Nosso filme é dedicado a todos (e à memória de todos) que sofreram com o regime militar no Brasil. Parabéns pela seleção de vídeos e pelo site feminismo.org.br. Abraços.

    by Carlos Oliveira

  • Marcio Ramos

    Obrigado pelo contato. Trabalho valioso de vocês.
    Seguimos na luta... Salve!!!

    by Marcio Ramos

  • obscena agrupamento

    olá! ficamos muito felizes ao saber que vocês tinham adicionado nosso material ao seu canal. agradecemos muito! fraternalmente. Obscena agrupamento independente de pesquisa cênica

    by obscena agrupamento

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels. Channels