1. Episódio 3 de 3: The Monkey in the Machine and the Machine in the Monkey - O Macaco Dentro da Máquina e a Máquina Dentro do Macaco.

    Adam Curtis explora a obra do biólogo evolutivo William Hamilton, que teorizou que o comportamento humano é moldado e guiado por códigos matemáticos dentro dos seus genes. O episódio relaciona a estranha origem das teorias genéticas dos cientistas com a relação do Ocidente com a República Democrática do Congo e Ruanda ao longo dos últimos 100 anos, mostrando como as tentativas liberais de ajudar a África pós-colonial, algumas vezes, acabou em desastre.

    Série em 3 episódios. O documentarista Adam Curtis demonstra seu brilhantismo em uma nova série, analisando a consequência da tecnocultura que ignoramos. "Tudo Vigiado por Máquinas de Adorável Graça", que ostenta o nome do poema profético de Richard Brautigan, explica como a humanidade hoje enxerga através dos olhos sem vida embutidos em máquinas às quais cedemos nossas vidas. Começando pela tecno-utopia dos anos 90 e a crença de que os computadores poderiam remodelar positivamente a democracia e o poder, a nova série de Curtis examina como a tecnologia nos envolveu em uma armadilha de vigilância onipresente e excesso de informação.

    # vimeo.com/44382164 Uploaded 1,873 Plays / / 2 Comments Watch in Couch Mode

  2. Última das 4 partes da série Everything is a Remix, de Kirby Ferguson, disponível em everythingisaremix.info/. As outras três partes podem ser vistas aqui: vimeo.com/baixacultura.

    As legendas foram tiradas, depois revisadas e sincronizadas por mim, daqui: universalsubtitles.org/en/videos/wOAP4vU5RfBO/pt/239653/. Fiz isso também com esse video do mesmo diretor: youtu.be/K3ORTCseHD8.

    # vimeo.com/38203026 Uploaded 4,607 Plays / / 5 Comments Watch in Couch Mode

  3. Alguns pontos obscuros relacionados ao prazer no sexo para mulheres, discutidos sem rodeios e com muita sinceridade. Por uma liberdade sexual plena :)

    Vídeo apresentado como o meu trabalho de conclusão de curso em Design Gráfico na Escola de Design da UEMG.

    ________________________________

    Roteiro, narração e animação: Bee Grandinetti

    Áudio produzido pela Serrassônica.
    Música: Pedro Jácome
    Direção musical e miragem: Ronaldo Gino

    Fontes:
    - Estudo da Vida Sexual do Brasileiro (2003) - Prosex
    - Mosaico brasil (2008) - Prosex
    + inúmeros vídeos, artigos, livros, debates e muita reflexão pessoal.

    ________________________________

    Agradecimentos especiais para:
    - Cláudio Santos (Professor orientador)
    - Ronaldo Gino e Pedro Jácome (Serrassônica)
    - Hugo Lucena
    - João Henrique Martins
    - Bya Belumat
    - Letícia Oliveira e Helvécio Grandinetti
    - Gustavo Fortunato

    # vimeo.com/40635515 Uploaded 26.4K Plays / / 82 Comments Watch in Couch Mode

  4. CURTA METRAGEM baseado no conto "Marta" de Rubem Fonseca - Dir. Jorge Monclar - Prod Executiva Glaucia Pelliccione

    Carlos(Rogério Barros), navegando na internet, tenta seduzir uma mulher que se faz passar por Louise Brooks(Guta Stresser) e atraí-la para o seu apartamento. Procura, por vários meios, descobrir a sua verdadeira identidade. Segue suas pistas em locais onde imagina poder encontrá-la. Quando Louise resolve encontrar-se com Carlos em seu apartamento,ele cai no golpe: "Boa Noite Cinderela".Louise e seu comparsa Igor (Iano Salomão) começam então a agir, mas não imaginam o que lhes aguarda...

    # vimeo.com/18785226 Uploaded 5,462 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode

  5. O Projeto

    Meninas da Vila

    Vila Mimosa é o mais antigo e conhecido distrito de prostituição no Rio de Janeiro, hoje abriga em suas casas algo em torno de 1000 mulheres que cobram 12 dólares por um programa de 15 minutos e tem sido assim nos últimos 105 anos.

    O projeto "Meninas da Vila" (Vila Mimosa, cartão postal secreto do Rio de Janeiro) nasceu da curiosidade sobre essa vila centenária e pela necessidade de conhecer um pouco melhor quem são essas mulheres, o que sentem, como lidam com sentimentos de 'culpa', 'vergonha', 'medo' e de que modo interagem com suas famílias e com a moral cristã predominante.

    Dois anos e muitas visitas depois, descobrimos que temos muito mais semelhanças com essas mulheres do que imaginávamos a princípio. Não queríamos julgar e sim retratar. Os olhares, o vazio, o medo, os abusos, asmarcas, os valores e o código de ética local. É, portanto, um trabalho documental que permanecerá em andamento, onde adentramos na vida íntima dessas mulheres, bem como dos cafetões e clientes.

    São "Environmental Portraits". Em termos técnicos, usamos somente luz natural, o que significa dizer que usamos quase nenhuma luz, pois os quartos são minúsculos, tendo, na maioria das vezes, uma lâmpada fraca, uma janela ou uma fresta no telhado. Contudo, fomos percebendo que essa condição de pouca luminosidade nos possibilitava mostrar de forma contundente as cores e texturas das paredes, bem como, em muitos casos, contribuía para esconder os rostos, tirando partido das sombras, ou oferecendo enquadramentos agressivos, que traduzem inquestionavelmente aquela realidade como a víamos em cada sessão.

    Muitos nos perguntam qual o propósito de tudo isso. Outros indagam o que de novo estamos trazendo com esse trabalho. Já nos questionaram até qual seria o tipo de perversão que nos motiva. Acreditamos que a resposta vai além da experiência fotográfica, pois o que nos interessa são as pessoas e a documentação desse ambiente acido, raramente conhecido fora daqueles quarteirões, dificilmente divulgado para o público que não o frequenta.

    Assim, pretendemos propor uma reflexão sobre ética, valores, direitos humanos e femininos, descaso do governo e a hipocrisia, buscando estabelecer alguma comunicação entre esse universo quase sempre 'varrido para baixo do tapete' e este outro do qual somos parte, gerando informação, pois a ignorância é a mãe de todos os preconceitos.

    Consideramos fundamental ressaltar que as "meninas" sabiam do projeto e concordavam com as fotos : o método sempre foi explicar as razões do trabalho, pagar o programa de 15 minutos e, nesse intervalo, em um quarto sujo e escuro, fazer imagens que retratassem aquela experiência e aquele ser humano.

    Presenciamos o uso de drogas, assim como a ação de grupos locais que vendem segurança e estabelecem as regras da Vila. Muitas vezes fizemos fotos com filme, usando médio formato, sempre com uma grande motivação para fotografar.

    Podemos afirmar que essa experiência tem nos afetado profundamente, nos trazendo uma perspectiva totalmente nova, e isso nos motivamuito; é a revelação de um mundo novo, uma nova regra, novos personagens, muitos dos quais embora vivam da 'indústria' do sexo, não se reduzem à sua prática.

    Não nos move qualquer espécie de sadismo ou perversão: sentimos-nosdesenvolvendo uma experiência sociológica relevante sob todos os aspectos. Todas as fotografias desse trabalho são de pessoas que, assim como eu e você, almejam a felicidade. Pode ser que não lhe interesse saber que existe uma vila no Rio de Janeiro, com mais de 100 anos, tida como a maior zona de prostituição heterossexual do mundo, onde cerca de 1.000 mulheres trabalham 24 horas pordia, 7 dias por semana. Pode ser que você não goste das fotos resultantes donosso trabalho... ...mas nosso projeto foi feito para que você não possa negar que ela existe, ou quem sabe no futuro, que ela existiu.

    Uma História (Mayara)
    Marcelo Carrera & Pedro Farina

    facebook.com/marcelocarreramaia

    marcelocarrera.com

    # vimeo.com/13900388 Uploaded 17.7K Plays / / 1 Comment Watch in Couch Mode

Follow

JOEHANDLERMAN DERKRAFTWERKER

Joe Handlerman Derkraftwerker

Browse This Channel

Shout Box

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels. Channels