1. "Uma personagem original (escreva aí, original com O maiúsculo). É aquela que escapa da lei..."
    Ulpiano inicia a aula explicando que o seu objetivo é trazer entendimento para o conceito de imagem-pulsão, mas que uma aula será sempre mais extensa do que um tema. Ele vai falar sobre a tese dos gnósticos – o deus dos puros espíritos e o demiurgo –, sobre as figuras do demônio, do anjo e do profeta, justiceiro e vingativo; sobre o nihilismo e o tempo negativo, sobre o mal radical, sobre o realismo, o naturalismo e a literatura de Melville, sobre o movimento e o tempo no cinema. Por que um homem escreve uma obra literária? O que é o cinema pulsional? “Esta não é uma aula linear. Pois estamos trabalhando com temas muito sofisticados, e uma progressão linear mataria o próprio ser da questão” – afirma Ulpiano.

    # vimeo.com/66567548 Uploaded 2,379 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode
  2. Esta é a primeira aula gravada de Claudio Ulpiano. Foi dada no outono de 1988, no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro.

    # vimeo.com/10348233 Uploaded 18.4K Plays / / 5 Comments Watch in Couch Mode
  3. Ulpiano fala sobre como a ciência, a literatura, a filosofia e o cinema tratam a questão do tempo no século XX.

    # vimeo.com/21885204 Uploaded 5,599 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode
  4. O tema desta aula é o transcendental, que não pertence nem ao mundo físico nem ao psicológico, mas ao campo das singularidades. É no transcendental que Deleuze baseia a sua obra.

    # vimeo.com/23291759 Uploaded 4,124 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode
  5. Claudio fala sobre três mundos: o físico (material), o empírico (orgânico e psíquico) e o transcendental, que é o mundo do espírito. Enquanto o sujeito humano é constituído pelo orgânico e pelo psíquico, e por isso se volta para a conservação, a preservação, o conforto, os valores estabelecidos, o espírito contempla, produz singularidade e arte. Ele termina a aula discorrendo sobre a vontade espiritual contra a representação orgânica, nas artes, e utiliza como exemplo alguns pintores.

    # vimeo.com/26793131 Uploaded 4,961 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode

Filosofia

Bruno Soares

Browse This Channel

Shout Box

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels. Channels