1. Signografias, exposição de Ruy Teixeira apresentada em 2011 na Fauna Galeria, em São Paulo, foi apresentada de 5 de outubro a 1 de dezembro de 2012 na Galeria do Ateliê e coincide com o retorno de Ruy ao Brasil depois de 25 anos morando na Europa, onde atuou como fotógrafo de interiores, arquitetura, design e cenas de vida urbana, com ensaios publicados em renomadas revistas como Color and InView, Wallpaper, Elle Internacional, "D" Casa, Conran Shop London e Vogue Germania.

    A exposição conta com 19 imagens, selecionadas dentre mais de 600 fotografias realizadas nos últimos 10 anos, que tem como traço comum uma busca por formas, cores, palavras, signos, pela transformação do conotativo em denotativo. O resultado é uma convergência gráfica, uma sensação de vazio, silêncio e necessidade de contemplação.

    Nascido no Brasil em 1957, Ruy Teixeira radicou-se na Itália de 1987 até 2012, ano que marca sua volta ao Brasil. Ainda no Brasil, desenvolveu sua vocação como repórter fotográfico e com a mudança para a Itália, dedicou-se à moda e depois a arquitetura e ao design. Desde 1998, quando começou a colaborar com o Studio Edelkoort (Lidewij Edelkoort), adquiriu uma visão pura e conceitual sobre o design.Esta experiência inluenciou definitivamente seu trabalho, sua admiração por Oscar Niemayer e a paixão pelo design e arquitetura brasileira confluiram, resultando no desenvolvimento de uma leitura pessoal leve e poética do design.Ruy fotografou projetos de arquitetos como Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, os irmãos Campana, Isay Weinfeld, Claudio e Thiago Bernardes e Marcio Kogan. Nos últimos anos realizou catálogos de design paraa Eindhoven's Design Academy e publicou em 2002 um livro celebrando uma década da Dovetusai, renomada loja e importante distribuidor de design na Europa, detre outros importantes projetos.

    # vimeo.com/55825002 Uploaded 117 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode
  2. Vinheta oficial da segunda edição do Máquinas de Luz, editada por Marian Starosta

    # vimeo.com/51574814 Uploaded 66 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode
  3. Apresentação de David Alan Harvey na Sexta Livre do Ateliê da Imagem, abril 2011

    # vimeo.com/32886441 Uploaded 518 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode
  4. 31min 52seg

    OPROC é o que o participante significa por CORPO.

    OPROC é a segunda edição, realizada em 2008 no Ateliê, do projeto coletivo em video idealizado e organizado pelo artista Marcos Bonisson. A proposição é acionada aos participantes pela inversão do vocábulo, mas não do sentido inicial da idéia (CORPO).

    O projeto é apoiado pelo Ateliê da Imagem e pela Galeria Artur Fidalgo.

    # vimeo.com/31806838 Uploaded 17 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode
  5. Depois de apresentada no OFF Paraty, festival paralelo ao Paraty em Foco, realizado de 21 a 25 de setembro de 2011, a exposição coletiva TEMPO FUTURO/FUTURO DO TEMPO, organizada por Patricia Gouvêa (que foi também a curadora do OFF Paraty), chegou ao Rio no dia 21 de outubro, na Galeria do Ateliê, com obras em video, fotografia e web art de Ana Angelica Costa, Claudia Hersz, Claudia Tavares, Eduardo Delfim, Joana Traub Csekö, Keyla Sobral, Luiza Baldan, Rebeca Rasel, Renata Ursaia, Tom Lisboa e Patricia Gouvêa.

    # vimeo.com/32490655 Uploaded 942 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode

Ateliê da Imagem

Atelie da Imagem Plus

Desde sua fundação, em 1999, o Ateliê da Imagem vem se consolidando como uma das principais referências brasileiras no ensino, produção e pensamento sobre a fotografia e a imagem contemporânea. Além de funcionar como uma escola livre de imagem, o Ateliê


+ More

Desde sua fundação, em 1999, o Ateliê da Imagem vem se consolidando como uma das principais referências brasileiras no ensino, produção e pensamento sobre a fotografia e a imagem contemporânea. Além de funcionar como uma escola livre de imagem, o Ateliê se destaca por sua produção cultural, promovendo diversas atividades “dentro e fora de casa”, como o evento quinzenal Projeto Sexta-Livre, as exposições da Galeria do Ateliê, seminários, palestras, curadorias e consultorias.

Since its founding in 1999 Ateliê da Imagem’s reputation has grown in such a way as to become a reference point for teaching, producing and researching into photography and contemporary image-making in Brazil. Besides being an independent school of photography and technical images, Ateliê stands out for its cultural production, promoting different activities both in-house and outside its premises, such as the bi-weekly event Projeto Sexta-Livre, exhibitions in the Galeria do Ateliê, seminars, conferences, curatorial projects and consultancy.

Browse This Channel

Shout Box

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels. Channels