1. Segunda edição do Fórum que estreou em 2009.
    Debate 18/10/2012: Memória e Arquivo
    Com Mauricio Lissovsky e Leila Danzinger | Mediação: Leandro Pimentel
    As novas tecnologias de armazenagem e circulação de imagens propiciaram a disponibilização pública de acervos que antes tinham o seu acesso limitado. Talvez mais voláteis do que nunca, as imagens mostram a sua vulnerabilidade a cada nova combinação, seja na obscuridade dos arquivos anônimos ou sob as luzes da mídia. Mas, para além da luminosidade midiática e da obscuridade dos arquivos descartáveis, o que as fotografias podem dizer ainda? Ora provocando o apagamento a fim de que o clichê ganhe opacidade, ora colocando um foco sobre aquilo que havia sido esquecido, artista e fotógrafo conquistam as imagens e as inserem em seus território, local onde adquirem aspectos e usos possíveis. Constroem memórias, alimentadas pelos vestígios e pela imaginação, e, mais do que desvendar o passado, agem sobre o presente a fim de construir outros futuros possíveis.

    # vimeo.com/95810449 Uploaded 67 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode
  2. Face a face: fotógrafos revelados é um trabalho em processo iniciado em 2010 com o objetivo de retratar afetivamente a face de fotógrafos que tem seus trabalhos conhecidos mas seus rostos raramente revelados. Assim como faziam os fotógrafos no século XIX, quando foi inventada a fotografia, é montada uma tenda durante festivais de fotografia e os fotógrafos são convidados a entrar. Esta primeira montagem na Galeria do Ateliê irá apresentar cerca de 100 retratos no tamanho 20 x 20 cm e uma instalação de polaroides. A exposição tem patrocínio do Estúdio Monóculo, Fastframe e Harman.

    # vimeo.com/81517043 Uploaded 82 Plays / / 1 Comment Watch in Couch Mode
  3. Esta projeção, organizada por Greice Rosa, foi apresentada na Sexta Livre de 25/10/2013 em comemoração ao Dia do Mestre. Desde 1999, o Ateliê vem se consolidando como o melhor centro de ensino e fomento da fotografia e imagem no Rio de Janeiro e não é a toa. Seu corpo docente possui uma variedade de profissionais atuando em diferentes campos da fotografia: fotojornalismo, artes visuais, moda, paisagem entre outros. Cada um com suas peculiaridades e trajetórias, e todos com portifólios bastante significativos.

    # vimeo.com/78750217 Uploaded 74 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode
  4. A exposição Saturno traz uma encenação alegórica de um ser urbano e melancólico, que busca na natureza um lugar de encontro com ele mesmo. Trata-se de uma visão lírica do fotógrafo Edu Monteiro sobre a melancolia. Com um conteúdo inspirado na psicanálise e no surrealismo e uma estética banhada numa densa luminosidade com pitadas de ficção científica, o artista apresenta imagens que tem como objetivo ativar determinados fios de pensamento do espectador, para que ele, com suas próprias experiências e conteúdos psicológicos, possa investir nos seus significados pessoais.

    # vimeo.com/76925335 Uploaded 82 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode
  5. Segunda edição do Fórum que estreou em 2009.
    Debate 17/10/2012: Interações entre linguagens e suportes
    Com Antonio Fatorelli e Frederico Dalton | Mediação: Greice Rosa
    A produção contemporânea de imagens nos oferece uma diversidade de linguagens e suportes, amalgamados de tal forma que fica difícil dissociá-los. Esse emaranhado de questões semânticas e técnicas nos leva a produções onde o processo e o conceito se misturam. Abandonando a necessidade de catalogação estilística, os meios e os fins se envolvem num processo dialético, híbrido, onde classificar manifestações artísticas como sendo apenas cinema, vídeo, fotografia, música etc apresenta-se como uma estratégia reducionista. Após o advento da tecnologia digital, a produção artística se vê frente a uma forma quase ilimitada de possibilidades e poéticas que potencializam a busca por uma posturacrítica ao homem e ao seu tempo.

    # vimeo.com/74528356 Uploaded 130 Plays / / 1 Comment Watch in Couch Mode

Follow

Ateliê da Imagem

Atelie da Imagem Plus

Desde sua fundação, em 1999, o Ateliê da Imagem vem se consolidando como uma das principais referências brasileiras no ensino, produção e pensamento sobre a fotografia e a imagem contemporânea. Além de funcionar como uma escola livre de imagem, o Ateliê


+ More

Desde sua fundação, em 1999, o Ateliê da Imagem vem se consolidando como uma das principais referências brasileiras no ensino, produção e pensamento sobre a fotografia e a imagem contemporânea. Além de funcionar como uma escola livre de imagem, o Ateliê se destaca por sua produção cultural, promovendo diversas atividades “dentro e fora de casa”, como o evento quinzenal Projeto Sexta-Livre, as exposições da Galeria do Ateliê, seminários, palestras, curadorias e consultorias.

Since its founding in 1999 Ateliê da Imagem’s reputation has grown in such a way as to become a reference point for teaching, producing and researching into photography and contemporary image-making in Brazil. Besides being an independent school of photography and technical images, Ateliê stands out for its cultural production, promoting different activities both in-house and outside its premises, such as the bi-weekly event Projeto Sexta-Livre, exhibitions in the Galeria do Ateliê, seminars, conferences, curatorial projects and consultancy.

Browse This Channel

Shout Box

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels. Channels