Catavento (2011)

Catavento é um projeto sobre o diálogo de céus e de nuvens que se formam em função do local, da intensidade e da direção dos ventos.

O trabalho considera os eixos de Brasília (Asa Norte, Asa Sul, etc) como referência para a disposição dos pontos cardeais sobre o mapa brasileiro, de modo que a obra traga, em função da direção dos ventos, as nuvens de distintos pontos do Brasil configurando um diálogo simbólico de céus locais e imaginários. As nuvens são formadas por partículas geradas por algoritmos a partir do vento local que aponta para céus distantes e se compõem em tempo real.

O que opera nos fluxos é a força da própria natureza: a direção dos ventos de Brasília elegendo o local cujo céu será gerado, no fluxo dos dados, no fluxo da cidade, diálogando através da cor-céu e movimento-vento.

O trabalho está em preparação para ser projetado externamente sobre a fachada curva do Museu Nacional da República em Brasília, como parte do #10ARTE em agosto de 2011.

Catavento é um projeto de Gilbertto Prado e Silvia Laurentiz com a participação do Grupo Poéticas Digitais (Andrei Thomaz, Claudio Bueno, Daniel Ferreira, José Dario Vargas, Luciana Ohira, Lucila Meirelles, Mauricio Taveira, Nardo Germano, Sérgio Bonilha, Tânia Fraga, Tatiana Travisani e Valzeli Sampaio).

# vimeo.com/30015706 Uploaded 18 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode

Follow

gilberttoprado

gilbertto prado

Shout Box

Browse This Channel

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels. Channels