Cinema Zungu Plus

Joined
São Paulo

User Stats

Profile Images

User Bio

De berço africano, a palavra ZUNGU soa forte e ecoa quando bradada. Isso porque ela carrega personalidade e uma história de resistência.

No século XIX, a cidade do Rio de Janeiro, centro cultural e econômico do país, abrigava desde barões da alta sociedade até os escravos africanos provenientes da Bahia que possuíam organizações e sistemas de relação próprios.

A base da alimentação desses escravos era o angu, preparado e vendido pelas mulheres negras que utilizavam uma mistura de fubá e miúdos de carne de boi ou porco no preparo.

Com o dinheiro arrecadado, as “tias negras” começaram a comprar moradias no bairro da Saúde, região portuária da Cidade Carioca. Rapidamente essas casas de angu se tornam o centro da sociedade afro-brasileira.

Nos encontros que ocorriam lá surgiram as sementes que deram origem a verdadeiras paixões nacionais como o samba, o choro, a capoeira, a nossa ginga e malandragem.

Esses autênticos caldeirões culturais, rapidamente chamaram a atenção da sociedade que começou a reclamar do barulho, do zum zum zum que rolava nessa região da cidade, que abrigava diversas casas de arquitetura incomum empilhadas entre ruas estreitas formando um verdadeiro labirinto.

É aí então que surge a expressão ZUNGU, como forma de cultura urbana marginal, sagaz e inventiva.

ZUNGU é o rumor de muitas vozes, um símbolo da criatividade cultural do povo brasileiro, que hoje é admirado em qualquer parte do mundo graças ao nosso DNA único.

E é com esse mesmo espírito produtivo que o coletivo Cinema ZUNGU busca registrar a cena cultural atual e seus personagens, que colocaram o graffiti dentro de galerias de arte, transformaram esportes e gêneros musicais essencialmente marginalizados em estilo de vida e que continuam a cada dia inspirando mentes a quebrar paradigmas dentro da sociedade.

Esta é muito mais que a descrição de uma empresa. Para nós, é uma forma de exaltar e contribuir com o olhar brasileiro.

Seja bem vindo à roda, pois o ZUNGU está apenas começando.

External Links

Following

  1. Etsy
  2. losgogo
  3. UBERcut
  4. Ana Branco
  5. Daniel Wolfe
  6. Volcano Hotmind
  7. Peter Hamblin
  8. Zodiac Media Production House
  9. TX
  10. DJI
  11. andre callado
  12. PLANALTO
  13. The Bird
  14. Alexandre Ermel
  15. Shoob AKA
  16. SQUAT NEW YORK
  17. SAL | SURF AT LISBON FILM FEST
  18. Desillusion Magazine

+ See all 157