Short Films

Cavalos No Gelo - [Film Trailer] - Luminária - filme documentário em alta definição com ficha técnica detalhada. Realização e todos os direitos reservados / Direction and all rights reserved © Miguel Pessoa Vidal / Cavalos no Gelo 2011 cavalosnogelo.net

Cada momento está escrito como lembrança de toda a nossa vida arrastada até ao limiar dos tempos. É provavelmente uma falha, uma ausência que se alastra à totalidade, no fundo de cada dia que passa. Fomos nesses dias uma história originária, braço robusto de mundo feito da água. O relance de um golpe profundo entre os esteiros prateados.
Seguimos pela margem esquerda dos deltas e dos mouchões do rio. Desbravamos a linha nítida do horizonte, das terras baixas desse território a que chamamos lezíria, a ilha, e avistamos no fundo da margem as velhas ermidas viradas a poente. A gama de cor tinge a superfície do mundo com laranja, vermelho, cinza e azul, as figuras primitívas das regiões celestes vertem as réstias de luz que expandem o céu, como um lençol suspenso sobre as núvens.

Luminária do crepúsculo.

As pequenas colinas e o planalto do estuário estendem-se na razura de terra da lezíria. Deste lugar avistam-se as serras da outra margem onde se ergue um vale que foi outrora o pântano e a margem extrema do rio. É um enigma de formas que se repetem, que tocam as imagens invisíveis e fazem delas um encontro feliz marcados por cambiantes, pequenos movimentos, pequenas percepções que aguardam o momento oportuno para expandir no nosso olhar. Há neste local um desperdício de estados e de coisas que existem mas talvez seja também um sistema onde tudo está no seu lugar. A natureza que nos apela não será enganadora mas transparente para si própria, estará certa do seu sentido e das suas dádivas.Sem essa possibilidade de ver e de pisar o chão deste reino, vamos ter de olhar para a natureza com a memória de ter sido nossa de outro modo.

As ondas de feno projectam-se até lá na pequena brisa do dia, porque o rio oculta-se na distância, é agora uma chama mais estreita do céu aberto.

© Miguel Pessoa Vidal / Cavalos no Gelo 2011

j vimeo.com/24924481

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…