Curta Brasil

inespaco.estudiocajuina.com/

Sobre a ocupação residencial em Brasília, os espaços adaptados e a mobilidade urbana. Revela quem são os moradores das áreas comerciais da Asa Norte, sua motivação e sua rotina. Traduz a vida e os sonhos das pessoas que ocupam os espaços improvisados em blocos comerciais.

O Plano Piloto, região central de Brasília, tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade, não pode ter seu projeto alterado. Os prédios não podem ser aumentados e as áreas verdes não podem ser construídas, mas nada disso impediu o desenvolvimento urbano: Prédios construídos originalmente para abrigar o comércio local tiveram suas salas e escritórios adaptados e transformados em moradias. Uma opção mais barata para quem precisa estar no centro. O projeto Moradias Improvisadas quis retratar a vida e as motivações dos moradores destas áreas comerciais, como se adaptaram ao espaço e como vêm a cidade. O resultado foi exibido na exposição inESPAÇO, em Brasília, e neste documentário em que podemos ouvir dos próprios personagens o que os levou a deixar o conforto de casas maiores pelo aperto das quitinetes.

O documentário é uma contrapartida do projeto Moradias Improvisadas, que teve exposição inESPAÇO (inespaco.estudiocajuina.com/) financiada pelo FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

O inESPAÇO tem licença Creative Commons by-nc-nd (creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/), você tem o direito de copiar, distribuir e transmitir a obra.

facebook.com/inespacomoradiasimprovisadas

DIREÇÃO
Flora Egécia

ROTEIRO
Mauro Nunes

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Rodrigo de Oliveira
Naiara Caldas
Flora Egécia

TRILHA SONORA
Eduardo Carvalho
Gabriel Estrellita

EDIÇÃO DE SOM
Marco Menezes

EDIÇÃO E MONTAGEM
Flora Egécia

IDENTIDADE VISUAL
Bianca Novais

ENTREVISTADOS
Arnold Gules
Guto Valentin
Marcos dos SantoS
Lauzina dos Santos
Lorena Batista
Taiom Almeida
Graça Regis
Luciana Bastos
Santiago Mourão
Lomar Carneiro
Marisa Elaine
Ashika Winarska
Renato Moll
Letícia Helena
Zoran Miranda

j vimeo.com/59344839

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…