"Laboratório Chimico" is a project by João Pedro Santos, Pedro Neira and Edna Silveira at the Game Design module from the Communication Design and New Media/Fbaul master course.

Desenvolvido como medium de comunicação sobre o espaço museológico do 'Laboratorio Chimico' da Escola Politécnica, o jogo digital 'Laboratorio Chimico' propõe a representação virtual deste mesmo espaço, explorada interactivamente segundo de uma estrutura lúdica que, num ambiente marcadamente de ficção, incorpora fontes documentais da época como fotografias, ilustrações, gravuras e outros objectos iconográficos.

'Laboratório Chimico' é um jogo de aventura, para um jogador, que integra conteúdos que se pretendem historicamente validados e que combina com elementos de ficção, por forma a enquadrar, nos públicos infanto-juvenis do museu, a compreensão da natureza original dos espaços do Amphiteatro e Laboratório Chimico da Escola Polytechnica, nas suas vertentes pedagógica e experimental.

O jogador assume o papel de um aluno da 6ª Cadeira do Curso Geral que, na segunda metáde do séc. XIX, tem de responder ao exame final. Recorrendo aos estilos de interacção point-and-click and drag and drop, a personagem desloca-se em cenários reais com representação fotográfica 2D. Para progredir no jogo o jogador deve explorar o espaço físico do cenário, apanhar objectos, acumular dados informativos e resolver desafios que lhe são colocados. O objectivo final será elaborar correctamente a preparação experimental para abertura solene do ano lectivo. Se acertar, o jogador tem acesso ao prémio e ganha o jogo, se não acertar o laboratório explode e perde o jogo.

'Laboratório Chimico' propõe estabelecer um nível de comunicação complementar às estruturas e níveis de informação existentes nos espaços museológico (folhas informativas, painéis, vídeo, audio-guias, etc), integrando conteúdos e materiais informativos no enredo e desafios da estrutura lúdica, promovendo uma exploração e familiarização destes espaços virtualizados por parte de um público infanto-juvenil.

Não atingindo o grau de desenvolvimento de uma demonstração ou protótipo, o jogo assume-se como uma "prova de conceito" para demonstrar os princípios de exploração de uma experiência lúdica com enquadramento histórico.

por Beatriz Vieira da Silva ı Game Design ı mestrado DCNM / FBAUL

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…