No seguimento de um convite que me foi endereçado pela Luciana Bignardi e pelo Paulo Gaspar Ferreira, autores de uma exposição na Casa do Infante na cidade do Porto, sobre Clarabóias e Lanternins, decidi produzir este vídeo na técnica de timelapse.
Foi um filme de dificuldade elevada na medida em que foi todo ele registado maioritariamnete no interior dos edificios que polvilham a cidade do Porto e que contêm muitas clarabóias ou lanternins. Procurei registar a luz e a relação que esta tem na vida das pessoas que habitam aqueles espaços. É um vídeo intimista de cariz arquitectónico que alerta para a necessidade de preservação destas estruturas. É uma visão diferente do Porto, de cor, de intimidade e acima de tudo de vida das pessoas que habitam a cidade.
Agradeço as portas abertas, simpatia e horas-extras para poderem ser feitos os registos: Reitoria da Universidade do Porto, Casa Tait, Palacete Boaventura Rodrigues de Sousa, Casa do Vinho Verde, Casa do Conto, Oporto Wish, SAOM, Sede da Ordem dos Advogados (Palacete das Águias), Fundação Marques da Silva, Associação Comercial do Porto e restaurante Em Carne Viva.
Um agradecimento especial ao Francisco Sousa e ao Gil Garrido pela autoria da musica.
Proibida a utilização deste vídeo sem o consentimento por escrito do autor.
Para licenciamento: geral@ptlapse.pt