PROJECTO 73
Pedro Viana - Mergulho 2

Instrumento - Viola braguesa (321.322*)

Filmado num quintal no Porto, a 18 de Março de 2011 - Lat. 41º 9'27.56"N/Long. 8°37'45.17"W

Realização: Tiago Pereira

Descrição do(s) instrumento(s) - Segundo o próprio Pedro Viana, «a viola braguesa foi fabricada em 2008 na empresa de Antonio Pereira Carvalho (APC) com aros e fundo de pau santo. Já possuía, anteriormente, uma braguesa antiga em Nogueira, em que usava a afinação: lá mi si lá ré para tocar temas populares. Quando adquiri este instrumento, em 2009 experimentei diversas afinações tradicionais até adoptar a afinação lá mi dó sol ré referenciada na viola barroca (a antecessora das violas portuguesas).»

Dados biográficos e percurso do(s) intérprete(s) – Pedro Viana nasceu em 1979 e começou a estudar guitarra clássica aos 14 anos. No ano 2000 fundou os Mandrágora com Filipa Santos e Ricardo de Noronha, grupo com o qual gravou dois álbuns, um deles, vencedor do Prémio Carlos Paredes. Os espetáculos de apresentação destes álbuns correram os mais conceituados festivais de música tradicional, folk e músicas “do mundo” portugueses e possibilitaram alguns concertos em países como Espanha, França e Croácia.

Seguiu-se um trabalho a solo centrado na composição de temas para viola braguesa que evoluiu na criação dos aCordaPele em parceria com o percussionista Sérgio Henrique.

Actualizado a 12 de Dezembro de 2014.

* - Classificação de acordo com o sistema Hornbostel-Sachs.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…