Cozinheiro das Almas (2006)
A partir do livro “O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo”, diário da garçonnière mantida por Oswald de Andrade entre 1918 e 1919, o Grupo de Pesquisa em Poéticas Digitais (ECA-USP) iniciou o desenvolvimento de um videogame no qual o personagem principal se perde na São Paulo de 1918 e visita interativamente vários ambientes nos quais vai aos poucos descobrindo a trama.
Tudo se passa em um só dia e o personagem é arremessado de lugar para lugar independentemente de sua vontade. Dessa forma, é um roteiro de ambiente virtual duplamente labiríntico: são labirintos espaciais (os vários ambientes) e temporais (pois as tramas são lineares mas o jogador pode aportar nelas em qualquer fase de seu desenvolvimento).
O Grupo Poéticas Digitais, neste trabalho foi composto por: Gilbertto Prado, Jesus de Paula Assis, Paula Janovitch,Lívia Gabbai, Luciano Gosuen, Fábio Oliveira,Gaspar Arguello, André Furlan e Hélia Vannuchi.
Colaboradores: Raul Cecílio, Marcos Cuzziol, Maurício Taveira, Eliane de Oliveira Neves, Ricardo Irineu de Sousa, André Kishimoto, Silvio Valinhos da Silva, Rafael Rodrigues de Souza, Mônica Ranciaro, Natália Gagliardi e Paula Gabbai.
Apresentado na exposição Interconnect@ between attention and immersion, ZKM- Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Karlsruhe – Alemanha, de 01 de setembro a 15 de outubro de 2006 e também na mostra Arte Computacional e Pesquisa, Espaço Cultural 508 Sul, Brasília, em 2007. Obteve o VI Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, 2005