Criado em 2014, o Projeto LINCE (Laboratórios Interativos Nômades para Criatividade e Experimentação) é um coletivo cultural que realiza ações arte-educativas em diferentes espaços públicos periféricos da cidade de São Paulo com o objetivo de disseminar as potencialidades criativas da utilização de tecnologias contemporâneas, proporcionando uma relação sensível com os dispositivos tecnológicos.
Concebido pelos educadores Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves, o coletivo prevê em suas ações a ocupação de praças, parques, centros culturais, escolas e ONGs com vivências, mostra de filmes e oficinas gratuitas voltadas a diversas faixas etárias abrangendo grupos de crianças, jovens, adultos e idosos.
O projeto tem entre seus focos a desmistificação da tecnologia, o enfrentamento da concentração geográfica de ações e espaços culturais na cidade, a cultura e tecnologias livres, e o desenvolvimento de um olhar crítico através da tecnologia e da arte.
EQUIPE:
Francisco Arlindo Alves é mestre em design, pesquisador independente e especialista em EAD. Conduz cursos, oficinas e bate-papos com foco em arte, criatividade e tecnologia no SESCSP e outras instituições. Produziu obras exibidas em exposições no Brasil e exterior como o Media Art Friesland (Holanda, 2005), a mostra WEB3DART (Inglaterra, 2005) e o FILE (São Paulo, 2004 e 2005), além de trabalhos em congressos, revistas e seminários. É co-criador do Projeto LINCE.
Vanessa Pereira é mestranda em artes, pós-graduada em estéticas tecnológicas e graduada em design de multimídia. Desde 2010 integra a equipe de cultura digital do Sesc SP, planejando e ministrando oficinas, cursos e palestras abordando a área de games, animação e design multimídia para um público intergeracional. É co-criadora do Projeto LINCE.
Willian De Sá Marques é produtor audiovisual, fotógrafo e filmmaker, técnico de som direto e microfonista. Com a série de fotografias Micro e Macrocosmos, participou de exposições no Planetário do Carmo e Planetário do Ibirapuera, e no INCA (Escola de Inovação Coletiva). Também é educador em projetos sociais e culturais.
Claudio Sensato é consultor em informática e manutenção de redes de computadores. Atua no LINCE como educador em oficinas de uso criativo do computador e também na produção cultural.
Nádia Lima é pesquisadora de relações sociais e gênero em produções musicais contemporâneas, historiadora, produtora cultural e colaboradora do LINCE.