'Ciência e Arte Para Todos' propõe ações articuladas que visam abrir novos caminhos de percepção e restabelecer conexões entre duas linguagens: ciência e arte.
Tendo como público-alvo prioritário alunos e professores de escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, o projeto semeia ideias que dinamizam capacidades e fornece ferramentas de auxílio aos desafios da educação, num processo cultural, educativo, científico e político, que privilegia a construção do ‘conhecimento emancipação’.
Entre agosto e setembro de 2018, o projeto contemplou 4 exposições simultâneas abertas para cerca de 3 mil pessoas, entre alunos, responsáveis, professores e funcionários de escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.
Muito além de uma iniciativa de divulgação científica, o projeto visa desestruturar, in loco, a forma tradicional de apresentação da ciência e criar novos vínculos.
A exposição aguça o imaginário, estimula reflexões, restabelece correspondências, alimenta fusões e instiga os deleites da mente. Cada obra se abre ao espectador, no ato de contemplação, não como verdade científica cabal mas como mistério que exige devaneio e elucubração para ser desvendado.
Surgem, então, indagações imprescindíveis no processo de aprendizagem, questionamentos sensíveis fundamentais às práticas científica e artística, e, sobretudo, oportunidades de desdobramentos interdisciplinares. A partir daí, caminhos se abrem para novas perspectivas e possibilidades.
Em paralelo, foram realizadas oficinas de construção de microscópios DIY e de criação artística que receberam mais de 750 participantes, potenciais agentes multiplicadores.
As oficinas de construção de microscópios DIY com materiais reaproveitados conectam tempos num processo circular, inclusivo, colaborativo e emancipatório. A sucata se une ao gadget para amplificar a visão e revelar a célula-pixel de uma revolução de proporções gigantescas.
Leitores de DVDs sucateados, lentes de webcams obsoletas, parafusos, madeiras, plásticos e papelões descartados ganham novas funções numa cultura que não teme o erro, valoriza a experimentação e encoraja o jovem a ser o protagonista da construção do seu próprio futuro.
'Ciência e Arte Para Todos' é patrocinado pela Rede D'Or São Luiz através da lei de incentivo à cultura do Ministério da Cultura.