ACÇÃO COM VELEIROS NO TEJO DIZ NÃO AO PROJECTO DO AEROPORTO NO MONTIJO
Este domingo à tarde, activistas juntaram-se em Lisboa para uma acção supresa em defesa do estuário do Tejo, contra o projecto do novo aeroporto de Lisboa previsto para o Montijo.
*
Enquanto a cimeira do clima na Polónia continua com as negociações em que até relatórios científicos estão a ser negados pelos governos, dois veleiros fundearam em frente ao Terreiro do Paço e desembarcaram no Cais das Colunas, em pleno centro turístico, numa acção entitulada "Içar as velas pelo estuário do Tejo! Não ao novo aeroporto no Montijo".
Com as palavras de ordem "Montijo com aeroporto, estuário morto", "Justiça climática já!" e "Para deixar os combustíveis fósseis no chão, aumento da aviação não", activistas tocaram percussões e distribuiram panfletos sobre o projecto de aeroporto do Montijo e sobre os impactos do sector da aviação.
Os activistas sublinham que a verdadeira riqueza de Lisboa é o maior estuário da Europa ocidental, um paraíso de biodiversidade bem mais antigo do que a cidade, a qualidade de vida que podem ter as suas populações, actuais e futuras, e contestam os voos de low cost e turismo em massa.
Os veleiros vieram da Bretanha, França, onde a população conseguiu travar a construção do mega aeroporto de Notre-Dame-des-Landes pela Vinci: a mesma multinacional que comprou os aeroportos portugueses.
Os activistas solidarizam-se com a população da região do Montijo, que verá a sua qualidade de vida comprometida (Plataforma Cívica Aeroporto BA6 - Montijo Não), e com as pessoas que por todo o mundo, através da rede Stay Grounded resistem ao aumento da aviação - e constroem formas de transporte, de sociedade e de economia mais justos e ecológicos.
#StayGrounded