PROJECTO 277
Rafael Carvalho - Medievo (original)

Instrumento(s) - Viola da terra (321.322*)

Gravado a 2 de Novembro no auditório Luis de Camões, inserido no Conservatório Regional de Ponta Delgada, Açores - Lat. 37°44'31.25"N/Long. 25°40'30.32"W

Realização e Som: Tiago Pereira

Canon 5D
RODE NT5

Dados biográficos e percurso do(s) intérprete(s) – Há, não exagerando, uma espécie de quase virtuosidade imaginária prévia quando somos transportados para o universo de cariz serenil, popular e 'futrica' das guitarras e, razoavelmente, simbólicas violas toeiras.
Uma espécie de história musical afectiva que é paradoxalmente tão arremetida, sentimental e de toada/ária, que se entoava/tocava à janela de uma dama ( a lembrar a tradição do Mondego que ...percorre nomes de culto que a representaram de Augusto Hilário a Paredes ou Adriano Correia de Oliveira de José Afonso a Alma Mater, entre outros), como reaccionária.
É nesta imagética tão permeável às músicas das suas terras de origem, a um certo encanto amadorista, académico(qb), noctívago e boémio que a toeira de Rafael Carvalho se rasga.
Não são só os cinco ordenamentos de cordas afinadas que lhe conferem características sónicas de notável alcance harmónico.Se houve na tradição toeira tocada(com suas violas, guitarras e até cavaquinho-cujo rasgo em que se toca se assemelha também à viola toeira) escalas à dezena gravadas nas memórias auditivas mais sensitivas via região da Beira Litoral, também houve intérpretes que derramaram na sua execução material uma feição de tal brio que ainda hoje o cruzamento de facetas- entre o estroina e o samaritano- me/nos fazem arrepiar um encanto sem hora de despedida.
Soraia Simões (Jornalista-Teórica Musical, para MPAGDP)

Actualizado a 5 de Janeiro de 2015.

* - Classificação de acordo com o sistema Hornbostel-Sachs.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…