Terminou na Sala São Paulo o último ensaio antes dos concertos desta semana. Aberto ao público, sob regência de Marin Alsop e ao lado do pianista brasileiro Nelson Freire, o ensaio incluiu as obras "Estância, Op.8a: Quatro Danças" de Alberto Ginastera, "Momoprecoce - Fantasia Para Piano e Orquestra" de Villa-Lobos e a "Sinfonia nº 9 em Mi Menor" de Antonín Dvorák.

Estreada no ano de 1929 por Magda Tagliaferro em Amsterdã, sob regência de Pierre Monteux, a obra "Momoprecoce - Fantasia Para Piano e Orquestra" de Villa-Lobos tem uma predominância de traços musicais franceses, que pela nossa familiaridade com o discurso villa-lobiano se "abresileiram". "Momoprecoce" é uma versão ampliada de uma suíte para piano solo, "Carnaval das Crianças", que cria um desvio no conceito de nacionalismo musical.

"A orquestração de Villa-Lobos é brilhante, evocativa e original, e infla consideravelmente os dados de brasilidade. O piano quase nunca toca só: há uma constante atividade orquestral. É como se ele tentasse descrever a movimentação interminável de crianças no pano de fundo; o personagem principal, o piano, sempre é parte de um 'bloco' ". Fábio Zanon.

As obras serão executadas hoje e amanhã, 21h e sábado, 16h30.
Saiba mais sobre o programa:
osesp.art.br/portal/concertoseingressos/concerto.aspx?c=2169

No domingo, 11h, a Osesp irá executar em concerto gratuito no Parque Ibirapuera este mesmo programa, exceto pela "Sinfonia nº 9" de Dvorák que terá o quarto movimento interpretado.
Saiba mais sobre o concerto:
osesp.art.br/portal/concertoseingressos/concerto.aspx?c=2332

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…