Programa 84 - 21 de Agosto de 2012

Esta semana as reportagens dos Campeonatos do Mundo de TREC e Atrelagem FEI de singulares.

Entre 7 e 9 de Setembro, Portugal recebeu o Campeonato do Mundo de Técnicas de Randonée Equestre de Competição (TREC), na categoria de Seniores e de Jovens Cavaleiros, que contou com mais de uma centena de cavaleiros vindos de 14 países. Neste programa descubra connosco esta modalidade, nascida em França nos anos 70, e conheça os novos campeões de 2012, individuais e por equipas, consagrados no CMEFD, em Mafra. (01:47)

Esta foi a primeira vez que Portugal organizou um evento desta dimensão, nesta modalidade, e também a primeira vez que conquistou duas medalhas de ouro, ambas em Jovens Cavaleiros. Ana Tereso foi Campeã individual e por equipas, juntamente com Renata Castro, Filipe Oliveira e Diogo Batuca em Zenitti-C. (07:55) Em Seniores, os lusos foram medalha de prata. (20:45)

A Equitação TV esteve ainda à conversa com os cavaleiros norte-americanos que, à semelhança dos concorrentes do Canadá, decidiram participar no campeonato com cavalos alugados para o efeito em Portugal. (14:48)

Poucos dias depois (12 a 16 de Setembro), na Companhia das Lezírias, o Mundial de Atrelagem FEI, na categoria de 1 cavalo. (30:31)

Pela primeira vez no nosso país a competição contou com 75 condutores de 21 países. Em estreia, o Brasil, com Ana Carolina Borja Almeida, concorrente que escolheu um cavalo de Alter Real para entrar nesta prova.

Oiça as declarações dos medalhados, Christoph Dieker (ouro), Michael Barbey (prata) e Wilbrord van den Broek (bronze) e partilhe da felicidade do chefe de equipa alemão, que leva para casa, o título de Campeão do Mundo por equipas.

Portugal foi 15.º classificado e Luís Garcia fala da prestação dos 9 concorrentes nacionais, num colectivo que foi composto por: António Simões, António Valente, Eduardo Ribeiro, Francisco Folque, Rui Quintino e Victor Galhetas como individuais, Filipa Apolinário, Jorge Baixo e José Freixa, como equipa.

José Freixa foi quem conseguiu o melhor resultado, ao ficar em 15.º lugar com Broa, égua da Herdade das Figueiras que recebeu ainda o prémio destinado ao melhor PSL em competição.

O Campeonato do Mundo de Atrelagem contou com centenas de pessoas a assistir, e no último dia também com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto Alexandre Mestre.

Mas nada melhor do que ver por si.

Edição, Imagem, Texto e Apresentação: Ana Filipe e Cátia Mogo

Direcção: Eduardo Carvalho

INVESPORTE LDA 2012 - todos os direitos reservados

Saiba mais em equitacao.com

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…