“Estar no Sebrae é representar uma gama de companhias que participam da cadeia de valor de todas as organizações mencionadas na Plataforma Liderança Sustentável.” Com essas palavras, Suênia Sousa, diretora do Centro Sebrae de Sustentabilidade, iniciou sua palestra, destacando a importância das pequenas e microempresas para a economia brasileira, uma vez que são responsáveis por 56% dos empregos do país. Não poderiam, portanto, ficar de fora do movimento pela sustentabilidade.

Segundo pesquisa recente, 60% dessas organizações ainda não sabem o que é sustentabilidade. Para o Sebrae, trata-se de um desafio; para um líder, uma oportunidade de converter práticas de ecoeficiência, por exemplo, em estratégia de gestão que diferencie seu negócio no mercado. “Para realizar isso, o empreendedor precisa de todo um arsenal de valores e conhecimentos bem comunicados”, explicou Suênia. “Nossa maior qualidade é saber falar com esses clientes de realidade muito particular”, complementou.

Para potencializar a atuação do sistema sobre as questões socioambientais, criou-se o Centro Sebrae de Sustentabilidade: “Se íamos enfrentar uma classe empresarial que não tem conhecimento sobre o assunto, precisaríamos de um efeito demonstrativo”, comentou a líder. Por esse motivo, optou-se pela construção de um prédio que representasse um ícone da arquitetura sustentável, com o objetivo de mostrar que é possível colocar as teorias e os discursos em ação. A atual edificação inspirou-se em uma habitação indígena do Xingu, tem ventilação e luz naturais e economiza 50% de energia.

O Centro é um espaço de gestão de conhecimento e práticas de sustentabilidade. Para expandir sua atuação a todos os estados, vale-se de uma rede de colaboradores e interlocutores formados para trabalhar o tema. “Sustentabilidade é cuidado. Cuidado no lidar, no acessar, no dizer”, declarou Suênia ao término de sua palestra.

Saiba mais sobre a Plataforma e inspire-se em: ideiasustentavel.com.br/lideres

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…