Esta edição do Programa CicloVivo apresenta as maneiras com que a bicicleta pode ser utilizada como uma ferramenta de transformação social. Para falar sobre isso, contamos com a presença do Cadu Ronca, um dos idealizadores da ONG Aromeiazero, e da voluntária Silvia Ballan.

Uma das ações realizadas pela organização é o Pedala Zezinho, que acontece anualmente e busca promover o uso da bicicleta por crianças da periferia de São Paulo. O trabalho é feito a partir da ajuda de voluntários e empresas parceiras que se dispõem a oferecer uma estrutura em que as bikes das crianças são inspecionadas e arrumadas para que fiquem em condições ideais de uso.

A edição deste ano aconteceu em outubro e contou com oficinas diversas, como um curso de entregadores que usam a bicicleta no lugar das motos, aulas sobre legislação de trânsito e manutenção de bikes, demonstração de bike polo e debates sobre saúde.

Além destes trabalhos, as crianças e adolescentes do Capão Redondo puderam participar de uma sessão de cinema, em uma estrutura móvel, montada na própria comunidade. O evento contou com a presença da apresentadora e cicloativista Renata Falzoni e do vereador José Police Neto.

No dia 24 de novembro deste ano, a ONG Aromeiazero realizou uma intervenção artística, chamada de Bike Arte, em que trabalhos de diferentes artistas são apresentados com o intuito de mostrar a bicicleta em São Paulo por um outro olhar.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…