Vídeo produzido pela Jundação Joaquim Nabuco(Recife) e realizado pela Massangana - Multimídia Produções, para a TV Escola (Ministério da Educação).

Faz parte de uma série sobre a História do Brasil. Neste vídeo está retratado o período da ditadura militar que se inicia em 1º de abril de 1964 e vai até 1985. Os militares destituiram o presidente João Goulart em ação que vinha sendo preparada há anos contra o processo político de democratização e ascenção dos movimentos populares. Com a ditadura o Brasil se alinha politicamente aos Estados Unidos, as grandes empresas multinacionais acabam tendo total liberdade de atuação no país, a dívida externa se multiplica e a concentração de renda se processa em níveis inimaginágeis. A grande corrupção desvia recursos públicos para oficiais generais e novos ricos que vão se juntando à elite ultra-conservadora e corrupta brasileira.

São apresentadas situações relacionadas à extinção das liberdades democráticas, à extinção de partirdos polítidos e sua substituição por dois: Arena e MDB, a prisão de lideranças e cassação de políticos, professores(as), intelectuais e juízes. Os Atos Institucionais, as prisões arbitrárias, a tortura e assassinato de militantes de esquerda, a corrupção sempre abafada pela censura à imprensa, o "milagre econômico" que concentra a riqueza, os movimentos de contestação e a abertura política.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…