Música "Oni Saurê " interpretada por Maracutaia no evento #JMV, Juventude Marcada para Viver, realizado no dia 10 de novembro de 2013 no Parque Madureira, Rio de Janeiro.

Nascido no dia 20 novembro de 2011 [dia nacional da consciência negra] o Bailijesá é o mais novo projeto do Maracutaia. Com longa pesquisa envolvendo seu trabalho musical e investigação sonora, desenvolve um repertório de mais de 40 ijesás compondo, como o nome já diz, um baile plural e envolvente.
No Bailijesá, os tambores de Maracatu dão lugar aos tambores de mão,o Yorubá se soma ao português e, em conjunto com a dança, transforma a riqueza da nossa raiz afro-brasileira em encantamento.
Ao longo do espetáculo, o grupo percorre localidades de grande importância e influência para o desenvolvimento e enraizamento da cultura negra no Brasil: pelo Rio de Janeiro, com composições de Paulo Cesar Pinheiro e Toninho Geraes; por Salvador, baila com o clássico Afoxé Filhos de Gandhi da Bahia, Gilberto Gil e Caetano Veloso, com suas inúmeras composições para o ritmo ijesá; por Recife, com os tradicionais Afoxés Oya Tokolé, Alafim Oyó, Oxum Pandá e Ylê de Egbá são referências de um ijesá secular; e finalmente, São Paulo, com composições de Douglas Germano, Kiko Dinucci e suas parcerias, que trazem um frescor de modernidade ao espetáculo.

GRUPO MARACUTAIA:
Fábio Maciel
Lina Miguel
Leon Miguel
Miguel Jorge
Nana Orlandi
Pedro Amparo
Pedro Rondon
Thiago Dideus
Tyaro Maia

BAILARINOS
Laís Salgueiro
Morgana Maselli
Sofia Feijó
Tyaro Maia

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

FICHA TÉCNICA

Musica:
"ONI SAURÊ"

Composição:
CANTO PARA OXALÁ de Tradição Yorubá

Interpretação:
MARACUTAIA

Dança:
TYARO MAIA

Produção Audiovisual:
ANA BEATRIZ SALGADO
BRUNO LAET
FÁBIO VJ NOTÍVAGO
IAN MOREIRA QUEIROZ
JULINHO BARROSO
RAFAEL CANNIGIA

Fotografia e Câmera:
IAN MOREIRA QUEIROZ
BRUNO LAET

Direção Audiovisual:
IAN MOREIRA QUEIROZ

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…