‘Raízes do Futuro’
Exposição em Pardinho em cartaz a partir deste sábado aborda o passado, presente e futuro da cidade. O que exatamente estamos plantando hoje? Somos hoje fruto do que nossos avós plantaram?

A exposição ‘Raízes do Futuro’ que abrirá dia 09 de novembro 2013 às 17h no Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade apresenta a produção artística colaborativa de um grupo de jovens e professores de Pardinho. Orientados pela artista plástica Sandra Tucci, a exposição, que terá entrada gratuita, ficará em cartaz até 28 de fevereiro de 2014 e ocupará a área do piso superior, bem como as fachadas do Centro.

O projeto que envolveu jovens do ensino médio da cidade e professores da rede pública ao longo do ano de 2013, busca apresentar aos moradores de Pardinho, através da exposição, um olhar sobre os aspectos singulares da cidade, sua cultura, sua memória e sua história.

Segundo a artista plástica Sandra Tucci ‘ao longo do processo de trabalho fomos aos poucos sentindo os interesses e percepções do grupo e coletivamente construímos desenhos, colagens, pinturas – arte; geramos marcas e signos afetivos, produzimos mensagens, aprimoramos nosso olhar tanto na natureza quanto no contexto urbano a fim de inicialmente saber onde estamos e em que tempo estamos. Pudemos produzir coletivamente arte – co-criamos!’.

O resultado do trabalho coletivo que gerou a exposição apresenta um conjunto de sinais que indicam caminhos tanto para a construção da memória da cidade e sua comunidade como para a escolha de direções a seguir em relação ao futuro, estimulando a conscientização social, cultural e criativa.

Apresentada de forma bastante inusitada a exposição traz, entre outros elementos, uma trilha com a paisagem sonora de Pardinho misturando desde poemas compostos pelos alunos a cantos dos pássaros, latidos de cachorros, sons de água, etc.

Este sábado 09 de novembro às 17h haverá uma programação especial de abertura da exposição:
• 17h apresentação musical dos participantes sob a regência da musicista Monica Maffei
• 19h show “Madeira de Lei – a viola brasileira” com o violeiro Arnaldo Freitas

Boa visita!

Participantes do projeto e co-criadores da exposição:
Amaury Lucio Correa Pauletti, Cleidison Luiz Figueiredo, Danilo Alexandre Paniguel, David Jesus Machado, Ebraim Martins De Andrade, Filomena De Lourdes Nunes, Gecilene Marques De Andrade Masquetto, Harissa Nagatani Braz, Jeferson Rodrigo
Figueiredo, Layson Eduardo Vieira, Ligia Garcia Martins, Lucas Mateus Nagatani, Marisa Lanfranchi, Mateus Henrique F. Mariano, Monique Pereira Eburneo, Nadia M. Corulli Da R. Camargo, Pablo H. Cortibeli Barbosa, Regis Roane V. D. Rocha, Silviah
Riouls, Tayane Brielle Da Silva, Thaliny Ap. Bueno Da Silva, Valdirene Fernandes Alves, Viviane Dos Reis, Waschiton Mateus Sartori.

Sandra Tucci (São Paulo-SP, 1964). Artista visual. Bacharel em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, em 1989. Mestranda em poéticas visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Atua como curadora e participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, como Por um Fio no MUNA – Museu de Arte de Uberlândia Minas Gerais (2012), Era uma vez Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo 92009) e Dead End KBK Arte Contemporaneo Mexico (2005) e Compulsive Repetition: (re) Reading the object in space 18th street Art Complex Los Angeles CA (2005.

Gisa Picosque – Rizoma Cultural
Com atuação na área cultural e educacional, conjuntamente com sua sócia Mirian Celeste Martins desenvolve projetos e realiza consultoria para instituições na formação cultural ou científica direcionada para diferentes públicos e na elaboração de ações educativas. Juntas, as arte-educadoras realizaram o Programa de Ação Educativa da 25ª Bienal de São Paulo, da 4a Bienal do Mercosul, das exposições Dinos na Oca, Darwin no MASP e Genoma, entre outras. Produzem materiais educativos para professores e estudantes visando potencializar a prática cultural na ambiência escolar, entre eles a coleção Por Trás da Cena, patrocinado pela Petrobrás.

Serviço:
Exposição Raízes do Futuro
Centro Max Feffer Cultura e Susutentabilidade
Praça Ademir Rocha da Silva, s/nº
Pardinho – SP
14 3886.1491
Email: sergio.vieira@institutojatobas.org.br

De 09 de novembro de 2013 a 23 de fevereiro de 2014
Horário de funcionamento: das 9h às 18h
Entrada livre e gratuita
Acessibilidade universal

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…