Neste vídeo básico do FlexSim, nós iremos discutir as distribuições estatísticas, números aleatórios, e sua importância para uma simulação de sucesso.
Distribuições estatísticas introduzem aleatoriedade para um modelo de simulação para que ele fique mais próximo de um sistema do mundo real. Pense sobre isso: seu caminho para o trabalho todos os dias pode consistentemente durar 30 minutos, mas isso é uma média. Fatores como tráfico, acidentes, ou até mesmo problemas com o carro podem interferir no tempo que você dirige para o trabalho todos os dias. Fazendo considerações para este tipo de variação é importante para uma simulação, razão pela qual o Flexsim permite o uso de distribuições estatísticas, a fim de simular as condições da vida real.
Assegure-se que você tem um novo modelo aberto no FlexSim e, usando o seu mouse, clique e arraste um source da biblioteca para dentro da superfície de simulação em 3D. Dê um duplo clique sobre o Source para abrir sua janela de propriedades e você verá uma seção chamada “Inter-Arrivaltime”, o qual especifica a taxa no qual os items entram no sistema. Clique no menu drop-down e selecione “Statistical Distribution”. Isto irá abrir uma caixa que permitirá a você selecionar 21 distribuições estatísticas diferentes e customizar elas para atender o nosso modelo. Selecione qualquer distribuição e altere alguns de seus parâmetros e você verá que o histograma é alterado conforme você faz as mudanças, mostrando 1000 tempos de inter-arrival baseado em suas configurações. Quando o modelo escolhe um tempo de chegada (arrival time) para qualquer item entrando no sistema, ele poderá tecnicamente vir de qualquer lugar ao longo deste range; no entanto, baseado no histograma, certos valores tem maior probabilidade de ocorrer que outros.
Toda distribuição estatística tem seu próprio e único conjunto de parâmetros, mas você irá notar que todos eles tem a opção “Stream”, onde você pode especificar um Random number stream (semente geradora de número aleatórios). Flexsim fornece um número teoricamente infinito de sementes geradoras de números aleatórios, que são diferentes sequências de números aleatórios que pouco alteram a curva da distribuição. Se você alterar o Stream, o conjunto de números a partir do qual os seus valores aleatórios são escolhidos vão mudar. A razão pela qual você mudaria a semente geradora de número aleatórios para qualquer objeto no modelo é a criação de uma semente geradora de número aleatórios independente para esse objeto. Por exemplo, em razão do tempo de processamento de todo o processor em um sistema ser independente do processo anterior, o tempo de processamento para cada processo deve ser gerado usando uma semente geradora de números aleatórios diferente para cada processo.
FlexSim possui também uma parceria com o ExpertFit, um dos software de ajuste de distribuições estatísticas top no mundo. Ao pegar medidas reais do sistema que você estiver modelando, você pode usá-lo para conseguir uma curva de distribuição que melhor se ajusta aos valores, e este software permite a você encontrar a distribuição correta que reflete a realidade dos dados (teste de aderência). Ao usar o seu tempo para coletar dados e executá-lo através do ExpertFit, o modelo pode ser ainda mais preciso em replicar o sistema do mundo real.
Obrigado por assistir. Para mais informações sobre os produtos da FlexSim e visualizar mais dicas e sugestões para o sucesso em sua modelagem, por favor, visite flexsimbrasil.com.br.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…